
Android 19 Jun
20 de junho de 2022 4
A Microsoft bloqueou o download dos seus sistemas operacionais Windows 10 e 11 para os usuários que estão na Rússia. A empresa não divulgou o motivo para adotar tal medida, mas acredita-se que tenha relação com a sanções após a guerra na Ucrânia.
De acordo com a agência de notícias russa TASS, o bloqueio começou no último final de semana e toda vez que os usuários tentavam baixar qualquer uma das versões do Windows a partir dos servidores da Microsoft aparecia uma mensagem de erro.
Segundo o site Bleeping Computer, o assistente de instalação do Windows 10 apresenta o “Erro 404 - Arquivo ou Diretório não encontrado” quando o download é iniciado em um IP da Rússia e não é possível baixar os arquivos de imagem (ISO) do SO.
Já o Media Creation Tool do Windows 11 até pode ser baixado e instalado em alguns casos, mas ao ser iniciado o usuário se depara com o erro “0x80072F8F-0x20000”, informando que “por alguma razão, essa ferramenta falhou em ser executada em seu computador”.
Porém, as notificações dos problemas não aparecem quando uma rede virtual privada (VPN) é utilizada para baixar o Windows 10 ou o 11. Lembrando que as VPNs são conhecidas por maquiarem a identidade online dos usuários, mudando o local do IP, por exemplo.
Cabe destacar que a Microsoft é uma das empresas privadas que se juntaram a governos do ocidente e anunciaram várias sanções contra a Rússia após o exército comandado por Vladimir Putin invadir o território ucraniano.
A empresa de Bill Gates suspendeu venda de produtos e serviços na Rússia em março, dias após o início da guerra. Pouco tempo depois, o governo russo ameaçou uma nacionalização da estrutura da Microsoft no país caso ela não retorne.
Mais recentemente, a Microsoft confirmou que pretende demitir cerca de 400 funcionários em suas instalações na Rússia.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários