LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft bloqueia o download do Windows 10 e 11 na Rússia e usuários recorrem a VPNs

20 de junho de 2022 4

A Microsoft bloqueou o download dos seus sistemas operacionais Windows 10 e 11 para os usuários que estão na Rússia. A empresa não divulgou o motivo para adotar tal medida, mas acredita-se que tenha relação com a sanções após a guerra na Ucrânia.

De acordo com a agência de notícias russa TASS, o bloqueio começou no último final de semana e toda vez que os usuários tentavam baixar qualquer uma das versões do Windows a partir dos servidores da Microsoft aparecia uma mensagem de erro.

Páginas oficiais da Microsoft apresentam mensagem de erro para usuários que estão na Rússia. Imagem: Reprodução/Bleeping Computer

Segundo o site Bleeping Computer, o assistente de instalação do Windows 10 apresenta o “Erro 404 - Arquivo ou Diretório não encontrado” quando o download é iniciado em um IP da Rússia e não é possível baixar os arquivos de imagem (ISO) do SO.

Já o Media Creation Tool do Windows 11 até pode ser baixado e instalado em alguns casos, mas ao ser iniciado o usuário se depara com o erro “0x80072F8F-0x20000”, informando que “por alguma razão, essa ferramenta falhou em ser executada em seu computador”.

Ferramenta de instalação do Windows 11 apresenta erro ao ser iniciada. Imagem: Reprodução/Bleeping Computer

Porém, as notificações dos problemas não aparecem quando uma rede virtual privada (VPN) é utilizada para baixar o Windows 10 ou o 11. Lembrando que as VPNs são conhecidas por maquiarem a identidade online dos usuários, mudando o local do IP, por exemplo.

Microsoft e a Rússia

Cabe destacar que a Microsoft é uma das empresas privadas que se juntaram a governos do ocidente e anunciaram várias sanções contra a Rússia após o exército comandado por Vladimir Putin invadir o território ucraniano.

A empresa de Bill Gates suspendeu venda de produtos e serviços na Rússia em março, dias após o início da guerra. Pouco tempo depois, o governo russo ameaçou uma nacionalização da estrutura da Microsoft no país caso ela não retorne.

Mais recentemente, a Microsoft confirmou que pretende demitir cerca de 400 funcionários em suas instalações na Rússia.


4

Comentários

Microsoft bloqueia o download do Windows 10 e 11 na Rússia e usuários recorrem a VPNs
  • Torrent está ai pra isso também, mas agora com essa lei do governo que libera pra qual quer um vender produtos de empresas estrangeiras que saíram da Rússia, nada impede de alguém pegar o Windows/Server, Azure e Office e colocar pra rodar por conta em servidores próprios e lucrar pesado em cima dos produtos da MS.

      • E mais gente conhecendo o que é VPN pela primeira vez !!!....Viva a Internet Descentralizada !!!!

        • O governo Russo que tem culpa e não o usuário comum, lamentável.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Asus

            ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas