LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung já deve produzir 2ª geração de chips em 3 nm em 2024

29 de julho de 2022 6

Atualização (29/7/2022) - HA

Na corrida entre Samsung e TSMC, de fato, a sul-coreana saiu na frente da taiwanesa na produção dos chips em 3 nm e, nessa semana inclusive, já exportou seus primeiros chips do gênero. Mas, a princípio, a notícia não fez com a TSMC, líder no mercado, fosse preterida pelas grandes fabricantes, que continuaram leais aos seus avanços. Ou, pior, não se ficaram sedentes pela arquitetura que a Samsung desenvolveu por ora, já que foi destinada para o mercado de mineração de criptomoedas.

Mas esse cenário pode começar a mudar no médio prazo. Isso porque os chips de 3 nanômetros da Samsung utilizam a tecnologia GAA (Gate All Around) para melhor eficiência de energia e desempenho mais rápido do que o método FinFET — que é a tecnologia que a TSMC vai usar para fabricar os seus chips nessa litografia no final deste ano.

E, agora, ao que sugere o Sravan Kundojjala, analista do mercado de semicondutores, a segunda geração dos chips 3 nm em GAA deve entrar em produção já em 2024.

Ele sugere ainda que a sul-coreana já está em discussões com diferentes clientes do mercado de smartphones para oferecer a tecnologia. Atualmente, Samsung e TSMC fornecem produtos para grandes empresas como AMD, Apple, MediaTek, NVIDIA e Qualcomm.

Vale lembrar que, nisso, a Samsung parou de trabalhar em seu Exynos 2300, que era destinado a várias variantes do Galaxy S23 —novo acordo com a Qualcomm afirmou que a série só será lançada com chipsets Snapdragon. Na comparação com os chips de 5 nm, a segunda geração de chips de 3 nm promete trazer grandes melhorias, como redução no consumo de energia em até 50%, aumento de desempenho em 30% e redução de tamanho em 35%.

Outros rumores sugerem que a Qualcomm só deve dar preferência à Samsung se, na comparação, a produção da TSMC apresentar problemas de rendimento. Afinal, nem sempre o primeiro é o melhor.

Texto original (22/6/2022)

A Samsung deve sair na frente e iniciar a produção de chipsets com sua nova litografia e tecnologia atualizada ainda esta semana, decisão que busca atender a demanda por componentes do próximo ano diante da escassez de peças.

Segundo informações, a litografia de 3 nanômetros da gigante sul-coreana é desenvolvida utilizando como base a tecnologia Gate-All-Around (GAA) reduzindo em até 45% a área total do componente somado a um desempenho 30% superior e 50% mais eficiência energética, dados obtidos ao comparar com o processo de fabricação atual de 5 nm.

Durante uma visita realizada a uma das fábricas da Samsung na Coreia do Sul, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conheceu as instalações da empresa — local em que os semicondutores devem ser produzidos — e obteve mais informações sobre a tecnologia de 3 nm que chegará em breve.

Em paralelo ao trabalho da Samsung, a TSMC anunciou que deve começar a produção dos novos chipsets apenas a partir do segundo trimestre deste ano, isto é, após o mês de julho. Apesar do comunicado, a empresa taiwanesa não revelou quando os componentes serão disponibilizados para OEMs, mas é possível que apenas em 2023.

Representação de chipset da Aamsung

Marcas como Qualcomm e MediaTek devem ser beneficiadas diretamente pela nova litografia, no entanto, não sabemos se as gigantes do hardware optarão pela tecnologia da Samsung ou TSMC.

Cabe lembrar o que Snapdragon 8 Gen 1, lançado com litografia da sul-coreana, causou uma má impressão por superaquecer demais e não trazer a performance prometida. Após esses "problemas", a Qualcomm escolheu a TSMC para produzir a versão Plus de seu processador mobile, logo, não sabemos se a empresa norte-americana confiará novamente na Samsung.

Ofertas em Samsung
8.6 Hardware
6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S22

Comparar Aviso de preço
Veja também

Quais são suas expectativas para o mercado de hardware este ano? Conta pra gente, comente!


6

Comentários

Samsung já deve produzir 2ª geração de chips em 3 nm em 2024
  • Se for pra Samsung lançar um processador pra smartphone com essa tecnologia, é bom que sejam mt bem otimizados pra aproveitar o máximo o potencial q parece promissor, os Exynos n são ruins, só daria pra ser melhores do que são atualmente. É só usar o tempo pra otimizando e aprimorando isso

      • Mais uma vez a Samsung está desesperada e embora ela lance primeiro,não vai adiantar em nada pós já perdeu a credibilidade das outras empresas que viram a merda que ela fez com os snapdragon 888,888+ e 8 gen 1, todos com a péssima litografia de fabricação que ela tem e seus semi condutores de péssima qualidade, por isso os seus processadores exynos nunca seram bom suficiente pra brigar de igualdade com a Qualcomm. Todas as empresas ou a maioria estão fechando contrato com a Qualcomm junto com a TSMC pra produzir os novos processadores de 3nn e 2nn. A Samsung atira pra todos os lados e infelizmente só perde credibilidade.

        • Exynos não são de fato ruins, mas estão sempre um degrau abaixo da concorrência. Pelo preço atual dos aparelhos queremos simplesmente o melhor . Simples assim

          • Pega essa!

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista