LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung sai na frente e deve produzir chips com litografia de 3 nm antes da TSMC

22 de junho de 2022 3

A Samsung deve sair na frente e iniciar a produção de chipsets com sua nova litografia e tecnologia atualizada ainda esta semana, decisão que busca atender a demanda por componentes do próximo ano diante da escassez de peças.

Segundo informações, a litografia de 3 nanômetros da gigante sul-coreana é desenvolvida utilizando como base a tecnologia Gate-All-Around (GAA) reduzindo em até 45% a área total do componente somado a um desempenho 30% superior e 50% mais eficiência energética, dados obtidos ao comparar com o processo de fabricação atual de 5 nm.

Durante uma visita realizada a uma das fábricas da Samsung na Coreia do Sul, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conheceu as instalações da empresa — local em que os semicondutores devem ser produzidos — e obteve mais informações sobre a tecnologia de 3 nm que chegará em breve.

Em paralelo ao trabalho da Samsung, a TSMC anunciou que deve começar a produção dos novos chipsets apenas a partir do segundo trimestre deste ano, isto é, após o mês de julho. Apesar do comunicado, a empresa taiwanesa não revelou quando os componentes serão disponibilizados para OEMs, mas é possível que apenas em 2023.

Representação de chipset da Aamsung

Marcas como Qualcomm e MediaTek devem ser beneficiadas diretamente pela nova litografia, no entanto, não sabemos se as gigantes do hardware optarão pela tecnologia da Samsung ou TSMC.

Cabe lembrar o que Snapdragon 8 Gen 1, lançado com litografia da sul-coreana, causou uma má impressão por superaquecer demais e não trazer a performance prometida. Após esses "problemas", a Qualcomm escolheu a TSMC para produzir a versão Plus de seu processador mobile, logo, não sabemos se a empresa norte-americana confiará novamente na Samsung.

Ofertas em Samsung
7.5 Hardware
5.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S22 5G

Comparar Aviso de preço
Veja também

Quais são suas expectativas para o mercado de hardware este ano? Conta pra gente, comente!


3

Comentários

Samsung sai na frente e deve produzir chips com litografia de 3 nm antes da TSMC
  • Mais uma vez a Samsung está desesperada e embora ela lance primeiro,não vai adiantar em nada pós já perdeu a credibilidade das outras empresas que viram a merda que ela fez com os snapdragon 888,888+ e 8 gen 1, todos com a péssima litografia de fabricação que ela tem e seus semi condutores de péssima qualidade, por isso os seus processadores exynos nunca seram bom suficiente pra brigar de igualdade com a Qualcomm. Todas as empresas ou a maioria estão fechando contrato com a Qualcomm junto com a TSMC pra produzir os novos processadores de 3nn e 2nn. A Samsung atira pra todos os lados e infelizmente só perde credibilidade.

      • Exynos não são de fato ruins, mas estão sempre um degrau abaixo da concorrência. Pelo preço atual dos aparelhos queremos simplesmente o melhor . Simples assim

          • Pega essa!

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Asus

              ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

              Especiais

              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas