LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel apreende quase 6 mil produtos piratas em armazéns da Amazon no Brasil

25 de junho de 2022 29

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a apreensão de 5,7 mil produtos voltados para telecomunicações não homologados que estavam em armazéns e centros de distribuição da Amazon nas cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP).

De acordo com o órgão regulador, o resultado é fruto de uma ação de fiscalização iniciada na última terça-feira (21) e que se encerrou ontem, sexta-feira. Cerca de 67 mil equipamentos foram vistoriados pelos agentes da Anatel.

Produtos irregulares foram recolhidos pela Anatel. Foto: Divulgação/Anatel

Entre os produtos apreendidos por não possuírem uma homologação obrigatória da Anatel, destacam-se carregadores de celulares, baterias portáteis e fones de ouvido sem fio. Todos os equipamentos tirados de circulação são avaliados em cerca de R$ 500 mil.

“A Amazon cooperou plenamente com os agentes de fiscalização, propiciando a devida identificação e verificação dos produtos comercializados pelos seus diversos vendedores”, destacou o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira.

Essa é a segunda grande ação de fiscalização presencial da Anatel em centros de distribuição de redes varejistas online. Em outubro do ano passado, os fiscais do órgão lacraram quase 10 mil dispositivos irregulares em depósitos do Mercado Livre.

A homologação é um registro que garante ao consumidor que o produto atende as normas de qualidade e de segurança estabelecidas no país e é obrigatória para produtos que emitem radiofrequência e pode ser exigida para equipamentos relacionados a esses.

A Anatel destacou ainda que o trabalho de inteligência, que monitorou os produtos ofertados no portal da Amazon, foi bem relevante para a ação. A fiscalização contou com 16 fiscais da Agência e o apoio da Receita Federal do Brasil.

E você, costuma comprar produtos na Amazon? Sempre presta atenção na homologação da Anatel? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


29

Comentários

Anatel apreende quase 6 mil produtos piratas em armazéns da Amazon no Brasil
  • Esperando a Anvisa fazer o mesmo com os suplementos piratas cheio de farinha.

      • Pirataria existe não é de hoje, galeria Pajé etc, mas agora tem online e vai continuar tendo, comprei uma placa vídeo na Americanas mundo e veio falsificada,alteraram o firmware, perdi meu dinheiro. Sou contra a falsificação mas produto não homologado nem sempre é falsificação

          • Famosos desbloqueadores de TV, são os únicos aparelhos que estão em solo nacional e não são homologados, basta olhar no seu celular chinês, ele é homologado sim, tem o selo da Anatel sim, não confundam.

              • Certamente são produtos homologados pela CE e FCC, mas como não pagaram a "taxinha" de homologação da Anatel, são produtos piratas perigosos ao consumidor!
                "Tá çerto"!!!!

                • Povo, não confunda pirataria com contrabando... O seu celular barato pode estar financiando muita milícia e traficante por aí...

                  Concordo que os impostos e margens de lucros devido ao cartel nacional não ajudam, mas muita gente se ferra comprando produtos sem garantia e o barato acaba saindo muito caro, pro bolso e para a sociedade.

                    • Milícia a traficantes mexendo com eletronicos, só se for a mafia chinesa, o crime organizado daqui trabalha com o que dá lucro alto, tipo armas, munições, cigarros. O risco é alto então o lucro deve ser proporcional. Se um vendedor de eletrônicos tentar uma margem acima de 10% vai ficar encalhado, pois tem concorrente que trabalha com 5%, quando se trás algo do Paraguai 20% fica no transporte, 16% fica pro site, o vendedor também banca o frete ( não existe frete gratis ), o resto fica de lucro. Quando o governo rouba as mercadorias, dependendo do produto leva anos pro vendedor se recuperar, pois quem trabalha nesse mercado são pessoas desempregadas que se desiludiram com a clt f@scista e com o Estado sendo socio majoritario de tudo que elas produzem.

                        • Marketplace, milícia e traficante?
                          Tá sonhando e?
                          Smartphone não garante nem o salário do vendedor informal e quiçá do crime organizado..
                          Eu mesmo comprei meus smartphones no mercado cinza de uma empresa idônea e que paga todos impostos para revender seus produtos.
                          Vc não sabe nem como funciona..

                          • Sou a favor da pirataria, em quanto existir impostos absurdos e planos das operadoras que chega ser um insulto. tem que existir pirataria em tudo, seja ela em aparelhos, que no caso só não são homologados, iptvs, sites de streaming etc. os preços de tudo no Brasil é um absurdo por isso tem que existir preços mais baratos em tudo.

                              • Colar adesivo da %uD83C%uDF4E no redmi note e tentar vender como iphone suponho.
                                Kkkkkk

                                  • Brasil famoso em destruir empresas que dão emprego a população, doido e quem trás empresas para o Brasil.

                                      • Há uma enorme diferença entre "não-homologado" e "pirata"!!! Faltou esclarecer melhor!!

                                        • Bem feito ! Amazon, ML, shopee entre outras, são paraíso de fraudadores e pirataria. Detesto ser enganado! Comprar achando que é original e receber uma réplica. Ferro neles.

                                          • amazon está de parabéns pois entre os vendedores, há os que sabem que estão vendendo falsificações e os que inocentemente acreditam que são originais porque também foram enganados. Mas na minha opinião todas as grandes lojas do comércio eletrônico erraram quando abriram as portas para os vendedores "parceiros", entre os quais há tantos desonestos que agora o estrago na imagem da amazon, americanas, etc está custando caro para consertar.

                                            • o palácio do planalto / receita federal lutam pra quem tem continuar tendo e quem não tem continuar não tendo.

                                              • Quem não tem as manhas não entra, não!

                                                  • Empresa abortista tem que sofrer mesmo

                                                    • Nunca na história a Anatel e a Polícia Federal foram tão atuantes pra proteger o veio da Havan, quer dizer, o povo brasileiro.

                                                      Software

                                                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                      Tech

                                                      PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                      Economia e mercado

                                                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                      Android

                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho