Economia e mercado 22 Jun
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a apreensão de 5,7 mil produtos voltados para telecomunicações não homologados que estavam em armazéns e centros de distribuição da Amazon nas cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP).
De acordo com o órgão regulador, o resultado é fruto de uma ação de fiscalização iniciada na última terça-feira (21) e que se encerrou ontem, sexta-feira. Cerca de 67 mil equipamentos foram vistoriados pelos agentes da Anatel.
Entre os produtos apreendidos por não possuírem uma homologação obrigatória da Anatel, destacam-se carregadores de celulares, baterias portáteis e fones de ouvido sem fio. Todos os equipamentos tirados de circulação são avaliados em cerca de R$ 500 mil.
“A Amazon cooperou plenamente com os agentes de fiscalização, propiciando a devida identificação e verificação dos produtos comercializados pelos seus diversos vendedores”, destacou o conselheiro da Anatel, Moisés Moreira.
Essa é a segunda grande ação de fiscalização presencial da Anatel em centros de distribuição de redes varejistas online. Em outubro do ano passado, os fiscais do órgão lacraram quase 10 mil dispositivos irregulares em depósitos do Mercado Livre.
A homologação é um registro que garante ao consumidor que o produto atende as normas de qualidade e de segurança estabelecidas no país e é obrigatória para produtos que emitem radiofrequência e pode ser exigida para equipamentos relacionados a esses.
A Anatel destacou ainda que o trabalho de inteligência, que monitorou os produtos ofertados no portal da Amazon, foi bem relevante para a ação. A fiscalização contou com 16 fiscais da Agência e o apoio da Receita Federal do Brasil.
E você, costuma comprar produtos na Amazon? Sempre presta atenção na homologação da Anatel? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários