Economia e mercado 27 Jun
Na intenção de diversificar sua oferta de carros não emissores de poluentes, a Peugeot anunciou um novo modelo de furgão elétrico movido a hidrogênio, o e-EXPERT Hydrogen. O lançamento traz como novidade a possibilidade de um abastecimento rápido: são necessários apenas 3 minutos para poder percorrer cerca de 400 km.
Ainda em fase de testes, o veículo está sendo montado na cidade de Rüsselsheim, na Alemanha. Será utilizada a tecnologia "Next gen e-Van Hydrogen efficiency", que combina duas fontes de energia elétrica. A célula de combustível alimentada por hidrogênio está localizada no piso do veículo.
A célula é abastecida por um depósito de 3 botijões com capacidade para 4,4 kg de hidrogênio a 700 bar de pressão. Esse dispositivo está no piso traseiro e não interfere no espaço de carga.
Junto da célula, há uma bateria recarregável de íons de lítio com capacidade de 10,5 kWh e potência de 90 kW. Esta fica localizada sob os assentos e também é fonte de energia para o motor elétrico. No compartimento do motor, um carregador trifásico de 11 kW é usado para alimentá-lo. Combinadas, as fontes de energia alimentam um motor com potência de 100 kW e 260 Nm de torque.
O veículo é silencioso, mas para garantir a segurança dos pedestres, é emitido um sinal sonoro para alertar a presença do veículo em marcha à frente e ré. A bateria de alta tensão do veículo tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.
Comentários