Economia e mercado 30 Jun
Apesar do final de 2022 prometer poucos lançamentos de peso, a receita de software de jogos para console e PC deve atingir US$ 72 bilhões (~R$ 378 bilhões), um valor 5% maior em comparação ao ano passado, segundo o DFC Intelligence.
Em 2021, a indústria havia batido um recorde, com os novos números reforçando o sucesso dos jogos como serviço. Um terço do valor total dessa receita irá para Sony, Microsoft e Nintendo por seus serviços de assinatura.
No ano fiscal de 2022, a Electronic Arts teve 71% de sua receita digital proveniente de jogos como serviço e apenas 29% de títulos regulares. Segundo o DFC, apesar de a pandemia adiar grandes lançamentos, a maioria dos consumidores não deixou de gastar dinheiro. Os analistas se mantêm otimistas, afirmando que nem a recessão global impedirá o crescimento da receita da indústria de jogos.
Entretanto, é também citado a escassez de seus componentes e seus efeitos na venda de hardware. Apesar de ainda serem um problema, as companhias têm buscado soluções, como a Sony investindo em um novo chip de 6 nanômetros para o PlayStation 5. Os analistas afirmam que caso a companhia japonesa consiga fabricar o número planejado de consoles, ele poderá ser o grande campeão de vendas de 2022, contrariando as previsões de que o Nintendo Switch terminaria em primeiro lugar.
A Microsoft também vem obtendo bons resultados na venda de hardwares, com o Xbox Series X|S superando o PlayStation 5 no Japão. Segundo dados da tradicional revista Famitsu, entre 13 e 19 de junho de 2022, 6.695 unidades do Xbox Series foram vendidas, enquanto o console da Sony vendeu apenas 3.035 unidades
Comentários