LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais velocidade! Claro está pronta para inaugurar 5G+ na faixa de 3,5 GHz no Brasil

01 de julho de 2022 3

A corrida pelo 5G no Brasil continua: a estrutura da rede na faixa de 3,5 GHz da operadora Claro já está pronta. Segundo a empresa, a ativação da tecnologia deve ocorrer imediatamente após a liberação de uso do espectro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Gaispi.

A expectativa é que, ainda em julho, Brasília se torne a primeira capital a receber o 5G com capacidade total. A Claro visa inaugurar uma nova era de transformação digital no Brasil, como avalia Paulo César Teixeira, CEO da Claro para Consumo e PME:

Estamos orgulhosos em habilitar de forma pioneira mais essa fase da evolução tecnológica no Brasil. É mais um passo em um universo vasto e de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. A disponibilização deste 5G abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente.

Em um primeiro momento, o sinal 5G+ da Claro estará disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, mas chegará gradativamente a outras áreas do Distrito Federal.

A expansão gradual da rede 5G da Claro nas demais capitais e outras regiões deve ocorrer de acordo com o cronograma estabelecido pelas autoridades responsáveis, à medida que a faixa de 3,5 GHz for liberada em cada estado.

A operadora afirma que os investimentos em rede e cobertura do 5G+ estão só começando e serão contínuos ao longo dos próximos anos. A adoção à nova tecnologia será transparente e não exigirá alteração de contrato. Clientes só precisarão ter um plano ativo da Claro e um celular compatível para utilizar o sinal.

Os telefones comercializados e compatíveis com o 5G DSS e que também suportam a faixa de 3,5 GHz serão automaticamente compatíveis com o novo 5G+, agora com mais capacidade pela adição da nova faixa. Vale destacar que a tecnologia 5G possui algumas variações e alguns aparelhos podem não ser compatíveis com todas.

Imagem: Reprodução

A expectativa inicial é do alcance de velocidades de até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento). Segundo informações da Ookla, as conexões 5G DSS no Brasil ofereciam o dobro da velocidade das redes LTE (4G ou 4.5G). É possível que o 5G+ tenha velocidade até 30 vezes mais rápida.

No futuro, a Claro também acionará sinais em faixas mais altas, conhecidas como “Millimeter Wave” (mmWv). Essas frequências serão utilizadas em aplicações de redes privadas ou que exijam alta capacidade de transmissão, mas com área de cobertura mais restrita.

A Claro possui hoje mais de 2 milhões de smartphones compatíveis com o 5G em operação, o que representa 4% de sua base.

Quais são as suas expectativas em relação à implementação do 5G+ no Brasil? Conte nos comentários!


3

Comentários

Mais velocidade! Claro está pronta para inaugurar 5G+ na faixa de 3,5 GHz no Brasil
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho