Acessórios 30 Jun
O 5G será ativado nesta quarta-feira em Brasília, tornando a cidade a primeira a ter a tecnologia liberada no Brasil. A confirmação veio do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, Moisés Moreira, em reportagem do portal G1. Segundo ele, esta segunda terá uma reunião extraordinária do Gaispi —o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência, que coordena a entrada do 5G no país, e que é presidido por Moreira— para liberar a ativação nesta semana.
Antes, a expectativa é que todas as capitais deveriam ter o 5G até 31 de julho, mas dificuldades logísticas fizeram com que o prazo fosse estendido para 29 de setembro. Brasília será a primeira cidade a ter a conectividade por ter exigido menos equipamentos em relação ao restante do país. A Siga Atenado, entidade criada pela Claro, TIM e Vivo, já liberaram também a ativação após a instalação de filtros para evitar interferência, com os últimos testes tendo sido concluídos no final de semana.
Ainda não há previsão para começar a "limpeza" da faixa de 3,5 GHz nas outras capitais, para oferecer o 5G "puro", como este que chegará a Brasília. Hoje, a frequência também é ocupada por transmissões de TV parabólica, que precisam ser transferidas para outra banda.
Ainda assim, espera-se que até o final de agosto esse processo esteja concluído até agosto, para que a ativação possa ser feita no final de setembro. Lembrando que isso vale apenas para as capitais, já que o plano para expandir a tecnologia para o restante do país tem uma agenda que se estende até 2029, com recursos da própria Siga Antenado.
Comentários