09 Julho 2022
Depois de ter enfrentado o Snapdragon 8cx Gen 3 em uma batalha recente, o recém anunciado Silicon M2 encontrou novos competidores, mas dessa vez, fabricados por AMD e Intel.
Em testes realizados pelo canal Hardware Unboxed, o chip da Apple foi capaz de superar o Ryzen 7 6800U em matéria de GPU, mas acabou perdendo quanto o assunto foi CPU – sendo vencido não só pelo processador da AMD, mas também por alguns modelos da Intel.
Confira os testes feitos pelo canal no vídeo abaixo.
No jogo Shadow of the Tomb Raider, na configuração máxima, o M2 teve uma performance ligeiramente melhor em comparação ao Ryzen 7, atingindo a marca dos 28 quadros por segundo; contra os 25 qps marcados pelo chip da AMD. Tudo isso, usando 48% de energia a menos.
No entanto, esse encontro é revertido quando tratamos de CPU. Apesar do M2 ter superado o Ryzen 7 em desempenho single-core, o SoC da Apple perde em todos os outros cenários, sendo batido tanto pelos processadores da linha 6000 da AMD, quanto pelos da série Alder Lake, da Intel.
Mas se serve como acalento para o coração dos fãs da Maçã, os testes foram realizados no MacBook Pro de 13 polegadas, modelo que tem caído na malha fina por apresentar problemas de superaquecimento – algo que pode impactar diretamente nos resultados do teste.
Além disso, essa batalha da Maçã contra AMD, Intel e até mesmo Qualcomm deve ganhar novos capítulos ao longo dos próximos meses, já que o M2 não é desenhado para ser o processador mais potente da sua linha de chips. Afinal, se o que vimos no ano passado se repetir, “M2 Pro”, “M2 Max” e “M2 Ultra” logo deverão dar as caras; é só uma questão de tempo.
De qualquer forma, a Apple parece estar agindo numa frente que sempre foi um ponto fraco: os games, e esse argumento é reforçado pelas últimas palavras da empresa durante a WWDC22, onde tratou sobre a nova versão da sua API de jogos, a Metal 3.
Comentários