LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung lidera, Apple é vice e Xiaomi cresce no mercado global de celulares; vendas caem 9%

18 de julho de 2022 27

Em meio ao cenário pouco favorável do mercado de celulares em todas as regiões do mundo, as fabricantes enfrentam uma nova queda na demanda por novos aparelhos. Nesta segunda-feira (18), o Canalys publicou uma atualização para seu relatório trimestral que mostra o balanço do segmento em referência ao 2º trimestre de 2022.

De acordo com os dados da companhia, sem surpreender, o top 3 de fabricantes mais populares do mundo não mudou — Samsung ainda é a empresa que mais vende celulares em todo o mundo com 21% de participação de mercado; a Apple é vice-líder com 17% de market share e ameaçada pelo aumento de vendas da Xiaomi, com fatia de 14%.

(Imagem: Canalys)

Ao comparar com o relatório do 1º trimestre de 2022, é possível observar que a demanda da Samsung caiu de 24% para 21%. Segundo o Canalys, a sul-coreana conseguiu manter um volume considerável de vendas com os aparelhos da linha “Galaxy A”, permitindo que suas perdas nessa época do ano fossem menores que o mesmo período em 2021.

A Apple, por sua vez, se apoia na contínua alta demanda pelo iPhone 13. A empresa caiu de 18% para 17% em comparação ao último trimestre, mas conseguiu manter suas vendas acima do observado no 2º trimestre de 2022.

A Xiaomi é uma das poucas empresas que registraram crescimento no último trimestre. A gigante chinesa saltou de 13% para 14%, mas ainda está abaixo de sua participação de mercado no mesmo período em 2021, época em que se destacava com 17% de market share, portanto, as notícias são mistas para a empresa.

(Imagem: Canalys)

Toby Zhu, analista do Canalys, observa que o custo e oferta de componentes deixou de ser um problema tão estarrecedor quanto era em 2021, mas ainda há obstáculos que impedem a recuperação total do mercado de celulares.

“Algumas preocupações ainda existem na área de logística e produção, como as restrições de importação em mercados emergentes e procedimentos alfandegários que estão causando atrasos nas comercializações”, explica Zhu. Por outro lado, a expectativa é que as datas comemorativas de fim de ano contribuam para a recuperação das vendas.

Em termos gerais, o mercado global de celulares observou queda total de 9% nas vendas em relação ao 1º trimestre de 2022. A OPPO, vivo e outras fabricantes menos populares em escala mundial também estão passando por dificuldades para vender seus produtos nas áreas em que atuam, mas seguem investindo na expansão global.

Quais são as suas expectativas para o próximo trimestre? Comente sua opinião!

Veja mais!

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 07:54)

27

Comentários

Samsung lidera, Apple é vice e Xiaomi cresce no mercado global de celulares; vendas caem 9%
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista