Economia e mercado 13 Jul
Conforme anunciado pela Anatel na semana passada, a conexão 5G SA ou o 5G puro com a rede de 3,5GHz está sendo ativada hoje em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e em Porto Alegre (RS). A Vivo é uma das primeiras operadoras a iniciar ativação da nova rede, além da TIM, que já disponibilizou o 5G SA em 56 bairros das 3 capitais.
Segundo a Vivo, a nova rede promete agilizar ainda mais a conexão 5G, pois algumas destas capitais já contam com a novidade, mas apenas na frequência de 2,3 GHz, sendo que a frequência de 3,5 GHz oferece mais agilidade, velocidade e latência reduzida no envio e recebimento de dados, sendo até 10 vezes mais ágil que o 4G.
O vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo, Márcio Fabbris, destaca algumas das melhorias possibilitadas com a nova rede:
O 5G já é uma realidade para aqueles que possuem um smartphone que permita a conexão na quinta geração. De forma geral, a rede 5G traz benefícios imediatos aos consumidores a partir de uma internet móvel de ultravelocidade, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial. Com a infraestrutura 5G em sua máxima potência, abrimos um mundo de possibilidades para clientes e sociedade em geral.
Além disso, a Vivo destaca que já está com a infraestrutura preparada para ativar o 5G em outras capitais do Brasil com milhares de antenas e um dos maiores backbones do país para garantir maior estabilidade e capacidade para a rede de nova geração em aparelhos compatíveis.
Você pode conferir se o seu smartphone é compatível com o 5G SA na lista divulgada pela Anatel aqui.
Comentários