LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como saber se seu celular tem 5G

08 de agosto de 2022 3

Se você nos acompanha há algum tempo, então provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a essa rotina, apresentamos mais uma dica, e te ensinaremos como descobrir se o smartphone que está em suas mãos, ou o modelo que está pretendendo comprar, é compatível com a rede 5G.

Como descobrir se o seu smartphone é compatível com 5G

Para aqueles que seguem o que está acontecendo no Brasil, não é novidade que o 5G começou a dar os seus primeiros passos em território nacional. Depois de o sinal ter sido comprado por gigantes da telecomunicação como Claro, Tim e Vivo, algumas poucas áreas do país já contam com cobertura, e a previsão é que todos os municípios brasileiros com até 30 mil habitantes tenham o novo sinal até o fim de 2029.

De forma simplificada, o 5G funciona de forma semelhante ao 4G, sendo o tempo de resposta, que é consideravelmente menor, e a velocidade de transferência os grandes diferenciais da tecnologia. Enquanto o 4G funciona com velocidade média de 17,1 Mbps e pode chegar a até 100 Mbps, o 5G pode chegar de 1 a 10 Gbps, velocidade – no mínimo – 10x maior.


Com isso, a nova rede pode ser crucial não apenas para quem quer consumir conteúdo com mais qualidade, mas também para acelerar o desenvolvimento no campo da internet das coisas, uma vez que tudo poderá permanecer conectado , transferindo dados em tempo real com alta velocidade.

Mas nem tudo é festa! Assim como aconteceu na transição entre o 3G e o 4G, os dispositivos precisam vir com um receptor pronto para a nova tecnologia embarcado de fábrica, o que significa que o seu smartphone atual pode não ser compatível com a rede.

Confira nas categorias a seguir como ver se o seu aparelho atual ou se o dispositivo que pretende comprar tem suporte ao 5G.

Como ver se o celular tem 5G através das nossas fichas de aparelhos

Quem tem o costume de acompanhar os lançamentos diários conosco aqui no TudoCelular, sabe que mantemos um banco de dados de aparelhos enorme, trazendo informações detalhadas sobre os mais diferentes smartphones.

Para conferir se um aparelho possui suporte ao 5G através das nossas fichas é muito simples. Confira o curto passo a passo a seguir.

  • Com o TudoCelular aberto no seu navegador, utilize o campo de busca localizado no topo da página para procurar o aparelho desejado. Como exemplo, buscaremos pelo Poco X4 GT;
  • Toque ou clique sobre o nome do aparelho;
  • Agora, deslize a ficha até a seção de "Rede". Aqui você verá se o aparelho possui ou não suporte ao 5G.
    • Se houver um visto verde, o aparelho possui o recurso. Se for um “x” vermelho, não possui. Se for um traço “-“, o fabricante não informou a disponibilidade.

Pronto, você aprendeu a conferir se um celular possui suporte ao 5G através das nossas fichas! Use esse recurso sem nenhuma moderação e aproveite a função de comparação para colocar os aparelhos lado a lado, visualizando quem pode ser a melhor aquisição para o seu bolso.

Como ver se o celular tem 5G pelo site da Anatel

Além de poder conferir a compatibilidade através das nossas fichas, você também pode checar se um modelo possui suporte ao 5G através do site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Infelizmente, a lista está um tanto desatualizada no momento que estamos escrevendo essa matéria, sendo marcada pela ausência de vários modelos. Além disso, notamos que a busca pode ser um pouco lenta em determinados momentos.

De qualquer forma, confira a seguir.

  • Abra a página da Anatel dedicada a celulares 5G clicando aqui;
  • Agora, toque no ícone de lupa localizado ao lado de “Nome comercial” e busque pelo dispositivo desejado. Se o aparelho estiver nos registros, aparecerá na lista. Como exemplo, buscamos por aparelhos da realme.
    • Você também poderá realizar buscas por modelo, fabricante e data da emissão da homologação.

Você aprendeu a checar se um aparelho é compatível com 5G através da página da Anatel! Como dito, essa página pode ficar um tanto quanto desatualizada, não trazendo – por incrível que pareça – alguns dos modelos mais recentes lançados.

Como ver se o celular tem 5G pelo site do fabricante

Se conferir a compatibilidade através das nossas fichas e pelo site da Anatel não for o suficiente, você pode tentar recorrer ao site do fabricante do aparelho. Para isso, confira a sequência de passos a seguir. Como exemplo, faremos a busca no site da Samsung.

  • Em um navegador, abra o site da fabricante;
  • Agora, utilize a busca para encontrar o aparelho desejado ou navegue entre os menus do site para procurar o dispositivo. A exemplo, buscaremos pelo Galaxy S22 Ultra;
  • Com a página do aparelho aberta, clique na aba de “Especificações”.

  • Deslize a página até encontrar a seção de “Redes e bandas”, “Conexões” ou algo similar;
  • Aqui, procure por indicativos do suporte a rede.

Você aprendeu a checar se um aparelho é compatível com 5G através do site da própria fabricante! Como cada marca tem a sua própria maneira de apresentar as informações, é provável que o caminho descrito acima tenha algumas diferenças.


3

Comentários

TC Ensina: como saber se seu celular tem 5G
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista