LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Índia não deve proibir fabricantes chinesas no mercado de baixo custo, diz novo rumor

11 de agosto de 2022 8

Atualização (11/08/22) - JB

Após um rumor indicar que o governo indiano se prepara para proibir que fabricantes chinesas vendam smartphones de baixo custo no país, fontes no governo local negaram que existam estudos para uma medida do gênero.

O posicionamento de Nova Déli foi reforçado nesta quinta-feira por meio de uma reportagem na TV estatal. De acordo com assessores do governo, por mais que as fabricantes chinesas dominem 66% do mercado de aparelhos com preço abaixo dos 12 mil rúpias (~R$ 768), isso não é motivo para retirá-las do segmento.

Além disso, essas mesmas pessoas afirmam que o ministério das relações exteriores da China entrou em contato pedindo um "ambiente de negócios não discriminatório para empresas chinesas de smartphones".

Comentando o assunto, o principal executivo da realme Índia, Madhav Sheth, disse que não há motivos para se preocupar. Ele ainda destacou que sua empresas e outros players chineses são os maiores investidores da iniciativa "Make In Índia", algo que ampliou o número de empregos no país.

Por enquanto, o governo indiano segue sem emitir um posicionamento oficial.

Imagem/reprodução.

Texto original (09/08/22)

Índia pode proibir fabricantes chinesas de vender celulares de baixo custo

De acordo com informações obtidas pela Bloomberg, a Índia cogita proibir que fabricantes chinesas vendam smartphones que custem menos de 12 mil rúpias (~R$ 771). Pessoas que possuem acesso aos planos de Nova Déli afirmam que a medida está sendo estudada para "reanimar a economia doméstica".

Atualmente, dados da Counterpoint indicam que 80% dos smartphones vendidos no mercado indiano custam menos de 12 mil rúpias, sendo que a nova restrição pode ferir de morte empresas como Xiaomi, OPPO, OnePlus, realme e vivo.

Isso porque apenas fabricantes locais poderiam atuar no mercado de celulares de baixo custo. Ou seja, a medida é totalmente protecionista e busca eliminar a concorrência chinesa do segundo maior mercado de smartphones do mundo.

Imagem: acervoTC.

Caso seja implementada, a nova regra não afetaria Apple e Samsung, uma vez que ambas tem um posicionamento de mercado menos agressivo e praticam preços relativamente mais altos.

A nova determinação do governo indiano aparentemente foi pensada para beneficiar empresas como Lava e MicroMax, que antes tinham metade do mercado local de smartphones graças a venda de modelos de baixo custo.

Por enquanto, o governo indiano não confirma a veracidade da informação, mas não é bem novidade que o país tem começado a dificultar a vida de fabricantes chinesas.

O departamento de receita do país já fez operações contra Xiaomi e vivo por suposta "evasão fiscal" e "remessas ilegais" ao exterior. Além disso, a Índia também tem ampliado a quantidade de regulamentos que atingem essas empresas, algo que torna a operação muito mais cara.


8

Comentários

Índia não deve proibir fabricantes chinesas no mercado de baixo custo, diz novo rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista