LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Índia também estuda tornar o USB-C a conexão universal em dispositivos eletrônicos

11 de agosto de 2022 0

Ao que tudo indica, o mundo inteiro deve adotar o USB-C como conexão universal em dispositivos eletrônicos. O movimento começou na União Europeia e está sendo seguido por Brasil e Estados Unidos.

Nesta semana, o governo indiano também deu os primeiros passos para obrigar as fabricantes locais a usarem apenas o USB-C em seus dispositivos. O Ministério da Tecnologia do país convocou uma reunião para o dia 17 de agosto onde a pauta será a padronização da conexão com fio.

Se as empresas podem adotar essa conexão na Europa e nos EUA, por que não podem fazê-lo na Índia? Dispositivos eletrônicos portáteis como smartphones e tablets devem ter um carregador comum - disse um representante do governo.

O USB-C se tornará o padrão global de conexão.

Além de citar o exemplo de outros países, o próprio governo indiano teme que as fabricantes comecem a "despejar" em seu mercado produtos rejeitados no mundo desenvolvido. Ou seja, aqueles aparelhos que ainda usam a porta Micro-USB.

Claro que a Índia é um mercado muito grande e a maioria das fabricantes que atuam no país já usam o USB-C como padrão. Em alguns casos, as empresas até deixaram de fornecer o carregador e usam como justificativa a preocupação com o meio ambiente.

Ou seja, nada muito diferente do que acontece no Brasil. No entanto, a Apple é a única empresa que ainda usa um conector proprietário em seus dispositivos. Com a padronização, a gigante de Cupertino vê o Lightning se tornar obsoleto.

Prevendo que esse movimento pró-USB tipo C vai ganhar força em todo o mundo, fontes afirmam que em 2024 a Apple deve se render ao padrão universal. Contudo, a empresa não comenta o assunto.


0

Comentários

Índia também estuda tornar o USB-C a conexão universal em dispositivos eletrônicos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista