LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo negocia com Coreia do Sul a construção de fábrica de chips da Samsung no Brasil

12 de agosto de 2022 39

O governo do Brasil assinou um memorando de entendimento com a Coreia do Sul para unir esforços em prol da construção de uma fábrica de semicondutores em solo nacional. De acordo com o ministro das comunicações, Fábio Faria, as negociações giram em torno da Samsung.

Temos um memorando de entendimento com o governo da Coreia do Sul. Eles estão conversando com a Samsung sobre a possibilidade criar um hub no Brasil.

De acordo com o ministro, a intenção é construir uma fábrica capaz de produzir chips que possam abastecer a indústria local e até mesmo outros países na América do Norte, Latina, Europa e África.

Imagem/reprodução: fábrica Samsung. Nova unidade pode ser confirmada dentro dos próximos meses e ampliar a oferta de chips no Brasil.

Caso essa fábrica seja confirmada em solo brasileiro, a construção da planta deve ficar por conta da iniciativa privada, sendo que os governos federal e estadual devem oferecer benefícios tributários, isenções e outros incentivos.

Por enquanto, a Samsung ainda não comentou o assunto, mas a fabricante coreana tem sido muito cortejada por diversos países, uma vez que a crise global de chips colocou em foco a fragilidade da cadeia global de semicondutores.

Além disso, com a crise entre China e Taiwan escalando cada vez mais, o mundo não quer ficar dependente das fábricas que estão instaladas na ilha e até mesmo em território chinês.

Por isso, Estados Unidos, Europa e agora o Brasil procuram atrair essas fabricantes para garantir que não teremos uma grande escassez de componentes nos próximos anos.


39

Comentários

Governo negocia com Coreia do Sul a construção de fábrica de chips da Samsung no Brasil
  • Bando idiotas politizando todas as matérias como se fossem os experts em cada eleição. Ohhh palmas para vcs.

      • Se vc tiver competência para produzir os semicondutores, por favor faça isso e não precisaremos pedir a ninguém...." Só devemos criticar aquilo que podemos fazer melhor".

          • Já era pra ter feito isso há muuuito tempo.

              • Esses vermes atacam qualquer coisa boa que for feita ou planejada, condenando incentivos fiscais. Os retardados preferem doar refinarias, aeroportos, Pontes, metrôs e a pqp para as ditaduras comunistas, com a única finalidade de roubar o erário público. Que vão fazer o boque** que o idiota mencionou nos seus ladrões de estimação, cambada de ***

                  • Bolsonaro deveria ir a Tawain e trazer Tmsc p Brasil

                    • Uma ótima ideia do governo, parabéns!

                        • Finalmente alguem teve a ideia o brasil precisa de uma fabrica dessa vai baratear alguns produtos

                          • Já estava na hora.

                              • Eu fico pensando se chegaram nela igual chegaram o Elton musk, vem aqui Mr. Musk te damos a floresta a amazônia e tu ainda ganha um Boque** do Fábio Faria.

                                • Kkkkk é mais fácil ela fazer na África pq pega bem do que fazer aqui pra agradar os maluco da extrema direita.

                                  • %uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFB%uD83D%uDC4F%uD83C%uDFFB%u D83D%uDC4F%uD83C%uDFFB

                                      • O investimento será privado, privado é conversa para boi dormir, ela irá pegar dinheiro emprestado do BNDES a juros ultra baixo e investir e ir pagando bem baratinho em parcelas, não virá um dólar sequer para cá, é assim que as multinacionais fazem.

                                        • Teve 4 anos pra correr atrás, só em agosto de 2022, seu último ano e a beira de período eleitoral nos sai com a grande notícia de INTENSÃO.
                                          Propaganda eleitoreira que chama, né?

                                            • Não deixaram o cara governar!

                                                • kkkkkkkkkk tú fala as coisas sem saber.. vai procurar as coisas q o governo fez nesses 4 anos.. e tú vai se surpreender com a quantidade de coisas boas.. mas em vez disso vc vai ficar perdendo seu tempo com militância barata na internet..

                                                    • Reclamar de tudo e falar que tudo é por eleição kkkkk
                                                      Quando que 4 anos atrás, a Samsung tava tão inspirada em investir em mercados instáveis

                                                        • Quando a China não tinha espalhado esse maldito vírus pelo mundo afora, Samsung e outras tantas empresas tavam lá investindo pesado na China, até que tiveram a grande ideia de espalhar COVID pelo mundo agora o resultado tá aí grandes empresas saindo da China ou diminuindo os investimentos. E correndo pra outros locais que até então estavam fora dos planos... Grande negócio o da China...

                                                          • Um inútil nesse presidente

                                                            • Interessante.... A Samsung havia descartado a ideia de fabricação, sendo que a matéria-prima encontra-se aqui no Brasil em boa parte.... No entanto, o que era para ser gasto em Texas a super fábrica de 17 bilhões de dólares... deixará de ser investido esse montante, aplicando "apenas" 222 milhões de dólares! Isso deve ao fato que a gigante Coreana protocolou os pedidos de incentivos fiscais para 11 potenciais fábricas de chips no Texas, de acordo com documentos apresentados às autoridades dos Estados Unidos. Os referidos pedidos da empresa de tecnologia sul-coreana foram apresentados antes do vencimento do programa estadual de incentivos fiscais em dezembro do ano passado.

                                                              Não foi citado no texto qual fábrica seria investido e ampliado para atender a "demanda global" - sub entende que expande-se além dos chips para celulares e semi-condutores dos componentes eletrônicos - A referida informação foi compartilhada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em entrevista à imprensa durante o Seminário 5G.BR, organizado pela própria pasta recentemente em um evento. %u201CTemos um memorando de entendimento com o governo da Coreia do Sul. Eles estão conversando com a Samsung sobre a possibilidade criar um hub no Brasil%u201D, disse o ministro de Comunicações. A ideia seria erguer uma fábrica capaz de produzir peças que possam abastecer a indústria local, bem como serem exportados para países da América Latina, Europa e África. %u201CO Brasil é um ponto estratégico para isso%u201D, explicou. Se confirmada, a construção da planta industrial ficaria por conta da iniciativa privada, com possíveis benefícios tributários a serem oferecido pelo Estado onde a unidade seria sediada. Mas, por ora, não há nada concreto.O ministro comentou que o mercado de chips e semicondutores depende muito da produção de Taiwan, que atravessa uma fase de tensões geopolíticas com as disputas entre China e Estados Unidos, o que reforça a necessidade de se buscar alternativas para garantir o fornecimento dos insumos.
                                                              Faria disse que também buscou diálogo com a Intel para instalação de uma unidade no Brasil. Segundo ele, a empresa teria respondido que procurou o governo brasileiro anos atrás, mas não chegou a um entendimento. Com isso, a Intel abriu sua fábrica na Costa Rica %u2013 isso foi nos idos de 2008.
                                                              A diante da crise de fornecimento, o governo de Jair Bolsonaro determinou a liquidação do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal que era a única produtora de chips e semicondutores na América Latina. Com sede em Porto Alegre, a Ceitec foi criada por lei em 2008, ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia era ter uma grande fabricante nacional no setor. O problema é que a empresa sempre foi dependente do Tesouro Nacional %u2013 ou seja, precisava de recursos dos cofres públicos para bancar despesas correntes e salários.Sem dar lucro e considerada ineficiente, a estatal se tornou alvo do atual governo, que anunciou uma extensa lista de privatizações. Em 2021, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) recomendou a extinção da Ceitec, e o decreto presidencial que oficializou a decisão foi publicado em dezembro do ano passado.

                                                              • Super fabrica de chips nos Eua e agora uma possível nova fábrica de chips no Brasil... aos poucos ela vai conseguir se livrar da China %uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFF

                                                                Android

                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                Android

                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                Windows

                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                Economia e mercado

                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista