Economia e mercado 10 Ago
As plataformas para desktop AMD Ryzen 7000 e Intel Core de 13ª geração vão suportar unidades de armazenamento PCI-E 5.0 e, como o esperado, as fabricantes de SSDs estão se preparando para lançar os seus primeiros modelos.
Depois da Samsung divulgar um teaser da sua nova geração de SSDs 990, com PCIe 5.0, chegou a vez da Gigabyte e da Corsair, duas das empresas mais ativas e importantes nesse segmento de consumo, apresentarem seus modelos com essa especificação.
Gotta go fast! 🏎🐎🚀 pic.twitter.com/rCGoQYMkNy
— AORUS UK & IE in 4K 😎 (@AORUS_UK) 19 de agosto de 2022
A Gigabyte anunciou o SSD AORUS Gen5 10000, que como o nome sugere, visa quebrar a barreira de 10 GB/s em leituras e gravações sequenciais. Infelizmente, a marca ainda não revelou maiores detalhes sobre o componente.
Contudo, uma captura de tela no benchmark CrystalDiskMark aponta que uma versão do SSD AORUS Gen5 10000 com 1 TB de armazenamento foi testada e conseguiu o desempenho máximo acima de 12 GB/s.
Já a Corsair, por sua vez, mostrou uma prévia dos benchmarks preliminares do SSD MP700 PCI-E 5.0, com dados mais genéricos apresentando valores sequenciais de leitura e gravação de 10 e 9,5 GB/s, respectivamente.
Por fim, cabe destacar que não há maiores detalhes sobre os modelos e variações, preços ou datas de lançamento. Contudo, espera-se que a disponibilidade dos primeiros SSDs PCI-E 5.0 deva coincidir com a das placas-mãe para AMD AM5 e Intel Core de 13ª geração.
E você, ansioso(a) para os SSDs PCI-E 5.0? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários