Economia e mercado 05 Set
Em evento realizado nesta segunda-feira, a POCO trouxe ao mundo os novos POCO M5 e M5s. Os smartphones buscam entregar boas especificações por um preço acessível, algo que já se tornou uma marca da empresa.
No entanto, como o POCO M5s é um velho conhecido do público, vamos focar apenas no POCO M5 neste hands-on realizado em conjunto com os nossos irmãos italianos do HD blog.
Podemos dizer que o POCO M5 é um smartphone que segue o padrão visual já conhecido da POCO. Ou seja, temos aqui uma construção em plástico e com um grande módulo de câmeras ocupando o topo da traseira.
Um detalhe curioso da traseira é que a parte inferior tenta simular o couro. O material evita que o M5 fique escorregando da sua mão, mas ele não é tão macio quanto parece ser.
O leitor de digitais está integrado ao botão de energia e ele é competente e consegue entregar um reconhecimento ágil.
Dentro da caixa do POCO M5 você vai encontrar o próprio smartphone, além do cabo USB, manuais, chave para abrir a gaveta de chip SIM e o carregador de 18W.
O POCO M5 é um smartphone 4G que tela IPS LCD de 6,58 polegadas com resolução FHD+ e taxa de 90 Hz. Além disso, a fabricante destaca a presença de taxa de amostragem de toque de 240 Hz, proteção Gorilla Glass e furo para a câmera de 5 MP.
Sob o capô, o smartphone traz o chipset MediaTek Helio G99, sendo que ele trabalha em conjunto com 4 GB ou 6 GB de RAM (LPDDR4X) e 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno (UFS 2.2).
Completa o conjunto, a bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 18W. O sistema operacional é o Android 12 e ele roda sob a interface MIUI 13.
Especificações técnicas
- Tela IPS LCD de 6,58 polegadas com resolução FHD+
- Display com furo e taxa de 90 Hz
- Plataforma MediaTek Helio G99
- 4 GB ou 6 GB de RAM
- 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno
- Memória expansível com cartão MicroSD
- Câmera frontal de 5 MP (f/2.2)
- Três câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 50 MP (f/1.8)
- Lente macro com sensor de 2 MP (f/2.4)
- Lente de profundidade com sensor de 2 MP (f/2.4)
- Conexão 4G dual-SIM, porta P2, WiFi em banda dupla, Bluetooth 5.3, USB-C, NFC e leitor de digitais na lateral
- Bateria de 5.000 mAh com carregamento de 18W
- Android 12 rodando sob a interface MIUI 13
O POCO M5 sai da caixa com Android 12 rodando por baixo da interface MIUI 13. Temos aqui um software altamente modificado, bastante personalizável e cheio de recursos desenvolvidos pela chinesa.
Contudo, a política de atualizações de software ainda é um tabu para os smartphones da empresa. Mesmo assim, o que podemos dizer é que, a princípio, o POCO M5 deve receber o Android 13 e pelo menos uns dois anos de atualizações de segurança.
Quem sabe também a MIUI 14 quando ela estiver disponível.
No mais, o launcher modificado da POCO é eficaz e apresenta um bom desempenho para um smartphone de entrada, indicando que ele foi otimizado.
O POCO M5 tem sensor principal Samsung de 50 MP, que acreditamos ser o JN1 com abertura de f/1.8 sem estabilização óptica. Já o secundário é um macro de 2 MP com foco fixo, enquanto o de profundidade também tem 2 MP.
A câmera principal entrega boas fotos em ambientes externos e com iluminação natural. Ou seja, você não vai ter problemas para tirar fotos naquele dia ensolarado ou até mesmo de uma paisagem.
Dias nublados podem ser um problema, uma vez que há pouco de granulado, ruídos e cores lavadas, algo que pode ser resultado de um pós-processamento que não recebeu a devida atenção da fabricante.
Nas fotos noturnas não espere muitos detalhes e os vídeos também deixam a desejar, uma vez que a falta de estabilização prejudica a gravação. Além disso, o software limita a gravação a resolução FHD com 30 fps.
A câmera frontal tem apenas 5 MP e a baixa resolução faz com que ela entregue resultados ok para você postar em redes sociais, mas as selfies também acabam apresentando um aspecto lavado.
Claro que o conjunto do POCO M5 é básico, uma vez que a fabricante precisa fazer o possível para entregar um preço agradável ao consumidor.
Isso significa fazer alguns sacrifícios, sendo que isso ficou evidente nas câmeras. Por outro lado, uma simples atualização de software pode melhorar muita coisa, principalmente na câmera principal.
O que achamos do POCO M5 incialmente? Nas nossas primeiras impressões podemos dizer que esse não é um produto adequado para todos, mas, por outro lado, ele pode ser a salvação de quem está com orçamento apertado em tempos de inflação galopante.
Isso porque esse smartphone pode ser mais que suficiente para quem busca um aparelho para mensageiros, redes sociais e fotos ocasionais. Alguns games básicos também podem ajudar o dono de um POCO M5 a matar o tédio.
Vendido na Índia e Europa, o novo POCO M5 com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento custa 189 euros, algo em torno de R$ 971. A POCO está fazendo uma promoção de lançamento e esse preço cai para o equivalente a R$ 870.
Com esses valores não dá para exigir muito desse aparelho e ele apresenta um bom custo-benefício na sua categoria, mas também vale a pena ficar de olho no POCO M5s, que traz um conjunto ligeiramente melhor e com pouca diferença de preço.
Gostou do POCO M5 ou prefere o M5s? Ambos já podem ser encontrados com preço especial de lançamento no AliExpress. Você também pode aproveitar uma série de cupons e descontos oferecidos pela fabricante.
- Compre o POCO M5 clicando aqui
- Compre o POCO M5s clicando aqui
Comentários