LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Máscara volta a ser obrigatória em ônibus e metrôs de SP após alta da Covid-19

25 de novembro de 2022 8

Atualização (25/11/2022) - por DT

O governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram ontem, quinta-feira (24), o retorno da obrigatoriedade de máscaras em ônibus, metrôs e trens a partir de amanhã, sábado (26). A medida foi tomada diante da nova alta de casos de Covid-19.

A mudança também foi recomendada pelo comitê de especialistas que assessora o executivo paulista na tomada de decisões sobre a pandemia. O governo estadual também pediu que a medida seja adotada em todos os municípios.

“Nas últimas semanas o Estado de São Paulo tem apresentado aumento expressivo na transmissão do Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações por covid-19 em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias mostram crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações”, diz a nota do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.

A obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público de SP havia sido revogada no início de setembro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também determinou nesta semana a utilização obrigatória da proteção facial em aviões e aeroportos.

Alta de casos

Desde o início do mês, o Brasil registra uma alta de casos da Covid-19 alavancada pelas subvariantes da Ômicron, a BQ.1 e a BE.9, que são bem mais transmissíveis. Essa elevação no número de infecções se deu em todas as regiões do país.

Diante do aumento de casos, os profissionais da saúde já orientavam a retomada do uso de máscara em locais fechados e/ou com aglomeração, principalmente os mais vulneráveis à doença, como idosos, imunossuprimidos e quem está com a vacinação incompleta.

O governo do estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista anunciaram na última quinta-feira (8), a revogação da obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público a partir de hoje (9), permitindo que os passageiros de trens e ônibus estaduais escolham se preferem ou não utilizar o equipamento de proteção individual.

De acordo com o Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS), a orientação é para que todos os cidadãos continuem utilizando máscaras tanto no transporte quanto em ambientes fechados para mitigar a propagação do coronavírus, principalmente por pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos.

Conforme mostram dados da Secretaria Estadual da Saúde, o número de internações e mortes por covid-19 caiu mais de 90% no estado de São Paulo em 2022, somando 363 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em setembro deste ano contra 4.091 em fevereiro, redução que possibilitou a flexibilização das medidas preventivas.

Segundo o médico infectologista David Uip, Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, esse resultado se dá pelo enorme sucesso da campanha de vacinação contra o Sars-CoV-2 em todos os municípios, possibilitando a retirada do uso de máscaras e volta progressiva do comércio.

Pessoa usando máscara. (Imagem: Reprodução).

Embora a medida retire a necessidade do uso de máscaras no transporte público, os órgãos destacam que a decisão não alcança estabelecimentos que prestam serviços de saúde como farmácias, hospitais e unidades básicas. Nesses ambientes o uso continua sendo exigido e não há previsão para liberação.

"Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens”, dizem as autoridades.

Pretende continuar usando máscara mesmo com a liberação? Conta pra gente, comente!


8

Comentários

Máscara volta a ser obrigatória em ônibus e metrôs de SP após alta da Covid-19
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços