Economia e mercado 06 Set
O 5G está avançando cada vez mais no Brasil e já está presente em diversas capitais como São Paulo, Curitiba, Salvador e muitas outras localidades. Pensando nisso, o Bradesco firmou uma parceria com a Claro e Embratel para levar novas experiências a seus clientes por meio dessa tecnologia.
A ideia das empresas envolvidas é avaliar a qualidade do 5G para criar novas experiências para os usuários por meio das possibilidades dessa nova conexão que oferece maior velocidade e latência reduzida.
No projeto também está envolvido a NTT DATA Brasil e a Tecnologia IBM, bem como o beOn da Claro, o hub de inovação da operadora e ainda o inovabra, ecossistema de desenvolvimento de soluções do Bradesco.
Dentre as possibilidades já estudadas pelo projeto estão agilizar a procura e aquisição de imóveis com uso de modelos 3D, Realidade Aumentada e computação espacial via aplicativos. Dessa forma, bastará baixar e abrir o aplicativo para conhecer novos imóveis com um nível de detalhes muito maior e ter acesso a condições de financiamento em poucos segundos.
Silvana Pioli Vallim, sócia da NTT DATA na área de banking, comentou o projeto dizendo:
Trabalhamos com as tecnologias para o Metaverso há mais de dois anos no nosso laboratório de inovação. Buscamos nos antecipar às necessidades das empresas por meio das tecnologias mais inovadoras e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes finais, tornando a jornada mais ágil e cômoda.
Além de facilitar a compra de imóveis, o Bradesco pretende tornar as suas agências mais eficientes e seguras. A primeira a receber o 5G está localizada em São Paulo, que usa a tecnologia para transmitir imagens de câmerascom IBM Maximo Visual Inspection em tempo real e analisar comportamentos perigosos usando inteligência artificial.
Antonio João Filho, Diretor-Executivo da Embratel para mercado financeiro, afirma que o 5G tem grande potencial neste mercado:
O 5G irá revolucionar o mercado corporativo, em diversos segmentos, e os testes realizados no Bradesco já demonstram o potencial da tecnologia. A Embratel está muito feliz em trazer novas possibilidades ao mercado, integrando as tecnologias e infraestruturas digitais necessárias para a iniciativa. Como líderes no segmento empresarial e corporativo no Brasil, queremos construir e habilitar ainda mais oportunidades para as empresas usarem o 5G, indo muito além da conectividade.
Por enquanto, as empresas não definiram um prazo para que as novas experiências sejam implementadas em todas as agências, mas devemos esperar cada vez mais avanços em segurança e agilidade ao realizar operações financeiras, visto que estas são as principais bases do 5G.
Comentários