LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CEO da AMD deve negociar produção de chips em 3 e 2 nanômetros com a TSMC em breve

22 de setembro de 2022 22

Lisa Su, presidente e diretora-executiva da AMD, estaria planejando negociar a produção de processadores com litografia de 3 e 2 nanômetros com a TSMC, maior empresa de fundição de semicondutores do mundo. De acordo com as informações divulgadas pelo DigiTimes Asia na última quarta-feira (21), as conversas devem iniciar em meados de outubro.

A líder da empresa de hardware deve se reunir com C.C. Wei, CEO da TSMC, para discutir o futuro de suas colaborações. A taiwanesa é responsável pela fundição de processadores e outros componentes lógicos da norte-americana há mais de uma década, e os negócios conjuntos devem seguir rumo além de 2024.

(Imagem: Reprodução)

Um dos interesses de Lisa Su deve ser o “N3P” da TSMC, uma tecnologia de fabricação de transistores de apenas 3 nanômetros. Espera-se que a litografia entre em fase de produção ainda em 2022, e uma das primeiras empresas que utilizarão esse processo é a Apple. Ainda, a reunião deve tratar sobre o uso da litografia “N2” de 2 nanômetros.

Os executivos também devem discutir os planos de encomendas para os produtos que serão introduzidos a curto prazo pela AMD. Por ora, a empresa utiliza o processo N5P em seus recém-lançados processadores Ryzen 7000 “Raphael”, tais que são as primeiras CPUs para desktop com litografia de 5 nanômetros, garantindo melhor eficiência de energia.

As informações da mídia asiática contradizem os rumores de que a AMD substituiria a TSMC pela Samsung em sua cadeira de fornecimento. Conforme especulado anteriormente, a norte-americana não estava satisfeita com as prioridades da fundição em favor da Apple. Com a normalização gradual do mercado, a tensão parece estar se reduzindo.

A expectativa é que a AMD utilize o processo de 3 nanômetros da TSMC em 2024 ou 2025 com o lançamento da arquitetura Zen 5c. Com densidade de transistores ainda maior, a hipotética arquitetura Zen 6 deve introduzir o processo de 2 nanômetros em 2026.

O que você espera das próximas gerações de processadores da AMD? Comente

Ofertas em processadores da AMD

22

Comentários

CEO da AMD deve negociar produção de chips em 3 e 2 nanômetros com a TSMC em breve
  • AMD, TSMC, APPLE empresas de altíssimo nivel! Samsung nem tanto.

    • se eu fosse amd investiria na samsung

      • Ryzen e Radeon Melhorando em 200%

        • Interessante

            • Os processadores Ryzen 7000 (Raphael) da AMD prestes a serem lançados, mas a fabricante de chips não perdeu tempo em mostrar as proezas de overclock do Ryzen 9 7950X. No entanto alguns lakers desenterraram alguns dados ocultos de CPU-Z que mostram o Ryzen 9 7950X sob nitrogênio líquido (LN2), e os resultados são simplesmente notáveis.
              Liderando o exército Ryzen 7000 da AMD e potencialmente um dos melhores CPUs, o Ryzen 9 7950X possui 16 núcleos Zen 4, 32 threads e um clock base de 4,5 GHz. O carro-chefe de 16 núcleos tem uma velocidade de clock de até 5,7 GHz. No entanto, sob as condições térmicas corretas, o Ryzen 9 7950X pode aumentar até 5,85 GHz, pois esse é o Fmax (limite máximo de frequência) que a AMD programou no chip.
              A primeira das duas apresentações mostrou o Ryzen 9 7950X atingindo um clock de impulso de núcleo único de 7.247 MHz a 1,506V. É um feito espetacular, sem dúvida, mas ainda está a léguas de quebrar o recorde mundial. O FX-8370 é o atual recordista mundial com uma velocidade de clock de 8.722 MHz.
              Para comparação, o Ryzen 9 5950X chegou a apenas 6.350 MHz, então o Ryzen 9 7950X apresentou uma velocidade de clock 14% maior que o carro-chefe do Zen 3. É claro que não podemos julgar uma microarquitetura inteira com base em uma única amostra, mas o Zen 4 parece ser um bom overclocker. No entanto, o Ryzen 9 7950X ainda ficou atrás do Core i9-12900K da Intel em 5%, já que o Alder Lake atingiu 7.600 MHz.
              A segunda submissão CPU-Z mostrou o Ryzen 9 7950X a 6,5 GHz em todos os 16 núcleos com uma tensão de 1,465V. Infelizmente, temos capturas de tela sem dados de desempenho para mostrar o quanto de melhoria um chip de 16 núcleos pode fornecer a 6,5 GHz. Então, novamente, isso é overclocking extremo, onde obter a maior velocidade de clock é mais importante do que todo o resto.
              Os processadores Raptor Lake de 13ª geração da Intel também têm boa margem de overclocking. Por exemplo, um usuário do Bilibili fez overclock do Core i9-13900KF para 6,1 GHz com refrigeração líquida convencional. Claro, overclockers extremos vão se divertir muito com Zen 4 e Raptor Lake, então esperamos ver mais resultados quando os chips de próxima geração forem lançados.

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Asus

            ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

            Especiais

            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas