LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É oficial! Parlamento Europeu aprova lei que transforma USB-C em conexão universal

04 de outubro de 2022 18

Agora é oficial: o Parlamento Europeu aprovou a lei que torna o USB-C a conexão universal para dispositivos vendidos em todo o continente. A votação aconteceu nesta manhã e foi aprovada com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções.

Com isso, as fabricantes tem até o fim de 2024 para se adaptar e começar a lançar todos os seus produtos com porta USB-C. Ou seja, o iPhone 16 obrigatoriamente terá que deixar de lado o lightning em favor do USB-C.

Em comunicado divulgado em seu site oficial, o Parlamento Europeu diz:

Até o final de 2024, todos os celulares, tablets e câmeras vendidos na UE terão que ser equipados com uma porta de carregamento USB Type-C. A partir da primavera de 2026, a obrigação se estenderá aos laptops. A nova lei aprovada pelo plenário hoje faz parte de um esforço mais amplo da UE para reduzir o lixo eletrônico e capacitar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis.

De acordo com as novas regras, os consumidores não precisarão mais de um carregador diferente a cada vez que comprarem um novo dispositivo, pois poderão usar um único carregador para toda uma gama de dispositivos eletrônicos portáteis de pequeno e médio porte.

Imagem/reprodução: Parlamento Europeu em Bruxelas.

A União Europeia também deve avançar na matéria de carregamento rápido:

Independentemente de seu fabricante, todos os novos celulares, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido com fio e fones sem fio, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis, e-readers, teclados, mouses, sistemas de navegação portáteis, fones de ouvido e laptops que são recarregáveis através de um cabo com fio, operando com uma entrega de energia de até 100 Watts, terão que ser equipados com uma porta USB Type-C.

Todos os dispositivos que suportam carregamento rápido agora terão a mesma velocidade de carregamento, permitindo que os usuários carreguem seus dispositivos na mesma velocidade com qualquer carregador compatível.

Por fim, o Parlamento Europeu ainda incumbiu a Comissão Europeia da missão de padronizar o carregamento sem fio. A ideia é que todas as tecnologias sejam compatíveis e conversem entre si para que o consumidor precise usar um único carregador para todos os seus aparelhos.

O texto deve ser publicado no Diário Oficial da UE ainda hoje, sendo que produtos lançados antes da aplicação da lei ficarão isentos da obrigação de ter uma porta USB-C.

Veja mais


18

Comentários

É oficial! Parlamento Europeu aprova lei que transforma USB-C em conexão universal
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas