LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung planeja fabricar chips de apenas 1,4 nanômetro até 2027

04 de outubro de 2022 3

A Samsung parece otimista quanto à evolução de sua indústria de semicondutores e, durante o evento Foundry Forum 2022, a sul-coreana revelou suas previsões para os próximos cinco anos. Mirando alto desempenho e eficiência de energia, a meta da empresa é iniciar a produção de chips com litografia de apenas 1,4 nanômetro até 2027.

O cronograma abaixo reitera que sua fundição está atualmente migrando para a litografia de 3 nanômetros com GAA (Gate All Around) — conhecida tecnicamente como “SF3E” — em 2022. A primeira geração da tecnologia irá alimentar processadores que devem ser anunciados nos próximos meses no ramo de celulares, automóveis, PCs, IoT e muito mais.

(Imagem: Samsung)

Em 2024, a segunda geração de sua litografia de 3 nanômetros, conhecida como “SF3”, entrará em produção para garantir transistores 20% menores, aprimorando a eficiência energética do hardware e, por consequência, garantindo mais desempenho.

O último fruto da tecnologia de 3 nanômetros será o processo SF3P+ em 2025, uma versão melhorada da litografia que teria objetivo de recuperar grandes clientes perdidos ao longo dos últimos anos, segundo analistas. A Qualcomm é um dos exemplos mais recentes após os problemas com o Snapdragon 8 Gen 1, mas a lista também inclui Apple, AMD e NVIDIA.

Iniciando uma nova era, ainda em 2025, a Samsung introduziria o processo de 2 nanômetros que, além de reduzir o tamanho dos transistores, esses componentes serão alimentados pela parte traseira do chip. Atualmente, a entrega de energia e a comunicação do hardware ocorre na mesma face de uma plataforma, o que reduz sua eficiência e área útil.

Com isso, o processo SF2 fará com que a transmissão de dados e a entrega de energia sejam divididas entre os diferentes lados da plataforma. A expectativa é que essa arquitetura melhore o desempenho geral do hardware. A Intel também pretende trabalhar com a tecnologia que, em sua fundição, é chamada de “PowerVia”.

Finalmente, em 2027, a Samsung Foundry introduzirá o processo de 1,4 nanômetro (SF1.4), uma das menores litografias imaginadas de forma oficial por uma empresa. Dado que a tecnologia é de extrema complexidade e se aproxima da escala de átomos — cerca de apenas dez vezes maior que a partícula —, a fabricante não arriscou informar detalhes.

(Imagem: Reprodução)

Por ora, a sul-coreana espera um aumento na demanda por chips no setor automotivo e HPC (computação de alto desempenho). Módulos de radiofrequência produzidos em 5 nanômetros devem ser lançados ainda este ano, e a previsão é que hardware avançado para IoT e 5G abrace a tecnologia de 4 nanômetros em breve.

O que você espera das próximas gerações de fundição da Samsung? Comente!

Veja mais!

O Samsung Galaxy S22 está disponível na Magazine Luiza por R$ 2.969. Para ver as outras 13 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de abril de 2024, às 14:46)

3

Comentários

Samsung planeja fabricar chips de apenas 1,4 nanômetro até 2027
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista