Economia e mercado 03 Mar
Os residentes de Minas Gerais podem abrir uma empresa apenas com uso da assinatura eletrônica do portal Gov.br. A medida começou a valer nesta quinta-feira (13) e visa tornar mais fácil abrir o negócio que deseja. Afinal, não vai precisar de certificado digital e nem de reconhecimento de firma.
As contas no site do governo tinham suporte a assinatura digital desde o mês de abril. Inclusive, a melhor parte é que tudo está disponível de forma gratuita, dando possibilidade de assinar documentos sem custo adicional. Aliás, aqui no TudoCelular há um tutorial que vai te ajudar a criar uma conta no serviço Gov.br de maneira simples.
Com a adição da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemeg), quase todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal têm suporte à novidade. A única exceção é o Rio de Janeiro. Os demais poderão proporcionar a mesma condição aos seus habitantes de abrir qualquer tipo de empresa, como:
-
Empresa de pequeno porte;
-
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
-
Microempresa.
Caso não saiba, a assinatura eletrônica possui a mesma validade jurídica que um documento com assinatura física. Outro ponto positivo é que qualquer pessoa pode conseguir e todo o procedimento é realizado de modo gratuito. Além disso, as etapas são poucas e bem simples de prosseguir para criar sua conta.
O requisito, nesse caso, é ter uma conta com nível Ouro ou Prata. Do mesmo modo, ela deve ser autenticada em um banco, que precisa ter autorização da plataforma. Por exemplo, algumas agências que podem fazer isso são Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicoob ou Santander.
Comentários