LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto Razr 2022: SD 8 Plus Gen 1 e design ajustado o tornam competitivo? | Vídeo hands-on

01 de novembro de 2022 23

O Motorola Moto Razr 2022 finalmente foi lançado no mercado global, mais especificamente na Europa. O smartphone ficou um bom tempo sendo vendido apenas na China, sendo que em breve ele pode aportar em terras brasileiras.

O dobrável tem display interno maior e sem aquela borda inferior exagerada, traz processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 e o display externo também cresceu.

Ou seja, o Moto Razr 2022 é um smartphone que está muito mais maduro para o mercado de dobráveis. Quer saber mais? Então vem conosco em mais um hands-on realizado em parceria com os nossos irmãos italianos do HdBlog.

Sem mais delongas, role a página para baixo ou, se estiver com pressa, pegue um atalho no índice.

Índice do Hands-On
Design e acessórios

Apesar de manter a essência de design da geração anterior, o Motorola Moto Razr 2022 traz alguns refinamentos estéticos que buscam marcar essa mudança de geração, algo muito bem delineado pela Motorola.

O maior destaque deste ano vai para a redução considerável na borda inferior do display principal, uma vez que esse foi um dos pontos mais criticados no Razr da geração anterior.

Essa redução de borda também ajudou a Motorola a aumentar o display de 6,2 para 6,7 polegadas, enquanto que o externo agora tem 2,7 polegadas.

Ou seja, tem mais espaço para você ver conteúdo, interagir com as notificações e até mesmo ter um retorno mais adequado para quando desejar tirar selfies usando o conjunto de câmeras traseiro.

O leitor de digitais do Razr 2022 fica localizado na lateral, apesar do display OLED como tela principal. Mesmo assim, ele é ágil e consegue reconhecer facilmente o dedo do usuário.

Na parte traseira temos a construção em vidro ou uma espécie de resina, mas definitivamente não é plástico. A tonalidade fosca na parte inferior até ajuda a diminuir a quantidade de marcas de dedo, mas elas ainda podem "dar as caras" no Razr 2022.

Na caixa temos o smartphone, que vem aberto, uma capinha, manuais, chave para chip SIM, cabo adaptador e um carregador de 30 watts. Ou seja, a Motorola oferece um conjunto bem completo.

Tela e hardware

O aumento da tela principal para 6,7 polegadas não resultou no crescimento do smartphone em si. Ou seja, esse é mais um indício de que a redução de borda ajudou muito a Motorola.

Claro que o fato do smartphone ser dobrável facilita muito o transporte no bolso da calça, na bolsa e a pegada do Razr 2022 é muito boa. Mesmo pessoas com mãos menores vão se acostumar facilmente com esse smartphone.

O display principal tem resolução Full HD Plus e taxa de atualização de 120 Hz, sendo que a Motorola também ajustou a dobradiça do Razr 2022 e agora temos um mecanismo muito mais sólido. Na geração anterior, era possível notar um pequeno "gap" por onde passava até mesmo a luz exterior.

Agora, esse problema não existe mais e a dobradiça está praticamente blindada. Além disso, o vinco no display ainda pode estar lá, mas ele é muito menos visível que o encontrado no Galaxy Z Flip 4, por exemplo.

Esse ajuste na dobradiça também tem outro ponto positivo: é muito mais fácil abrir o Razr 2022, inclusive é possível fazer isso usando uma mão só.

E para entregar o melhor desempenho aos usuários, o Razr 2022 tem como processador o Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1. Portanto, estamos falando de um hardware topo de linha, algo muito diferente do Razr de primeira geração.

Na versão de entrada do Moto Razr 2022 temos 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, além do recurso de RAM virtual, que faz com que o dobrável alcance até 10 GB de RAM.

O smartphone ainda tem som estéreo com certificação Dolby Atmos, conexão 5G, NFC para pagamentos por aproximação e bateria de 3.500 mAh com carregamento rápido de 30W.

Motorola Razr 2022

79.79 x 166.99 x 7.62 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação
  • Tela interna OLED de 6,7 polegadas com resolução FHD+, taxa de 120 Hz e amostragem de 144 Hz
  • Tela externa de 2,7 polegadas
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • 8 GB, 12 GB ou 16 GB de RAM
  • 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Duas câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 50 MP (OIS)
    • Lente ultrawide com sensor de 13 MP (121º e macro 2,8 cm)
  • Conexão 5G, som estéreo, WiFi em banda dupla, NFC, Bluetooth 5.2 e ReadyFor
  • Bateria de 3.500 mAh com carregamento rápido de 33W
  • Android 12 rodando sob a MyUI 4.0.
Software

O Android da Motorola é pouco modificado e no Razr 2022 temos versão 12 com diversos ajustes e toques da fabricante. Ou seja, temos os tradicionais atalhos para acessar a câmera, ligar a lanterna e afins.

O Razr 2022 também é equipado com o modo Ready For e isso permite usar o dobrável como um PC de mesa.

A tela externa do Razr 2022 traz um software adaptado que permite não apenas ver notificações ou usar para fotos, mas também acessar uma interface adaptada para os 2,7 polegadas.

Há um menu de aplicativos e nele você encontra os apps do sistema, todo o pacote do Google, YouTube Music, Facebook e até mesmo o WhatsApp pode ser gerenciado nesse display.

A empresa ainda é conhecida por utilizar truques em sua interface para ativar certos recursos. No Razr 2022 não é muito diferente e a marca também trouxe ajustes interessantes de software para o leitor de digitais.

Tocando duas vezes rapidamente nele, você ativa um menu rápido para acessar os seus aplicativos favoritos. Já pressionando e segurando um pouco mais garante o acesso ao Google Assistente.

Câmeras

Embora o Razr 2022 não tenha recebido tanta atenção da Motorola como o Edge 30 Ultra, que tem câmera de 200 MP, o smartphone dobrável tem câmera principal de 50 MP.

Nesta geração há estabilização óptica de imagem, algo que pode resultar em fotos de boa qualidade e vídeos menos tremidos. O conjunto ainda conta com uma câmera ultrawide de 13 MP.

O ângulo de visão é de 121º e o sensor também pode ser usado para tirar fotos macro com ponto focal em 2,8 cm. Ou seja, a Motorola resolveu seguir o exemplo de outras fabricantes e quis economizar uma câmera traseira.

Por fim, e não menos importante, para selfies há ainda um sensor frontal de 32 MP dentro de um pequeno furo no display, algo que já é padrão na indústria de smartphones.

Agora, se esse conjunto fotográfico traseiro e frontal vai resultar em fotos de boa qualidade, isso é algo que só a nossa análise completa irá responder.

Primeiras impressões e preço

O Motorola Razr 2022 vale a pena? Como estamos falando de um smartphone que ainda não está presente no mercado brasileiro, vamos ter que observar o preço europeu.

Levando em consideração os valores cobrados na Itália, o Razr 2022 custa 1.200 euros. Ou seja, estamos falando de aproximadamente R$ 6.400 em conversão direta e sem considerar os nossos pesados impostos brasileiros.

O Motorola Razr 2022 é um smartphone topo de linha e esse preço não está fora da realidade do mercado, uma vez que os concorrentes diretos dele custam quase a mesma coisa na Europa.

A título de curiosidade, o Galaxy Z Flip 4 foi anunciado por 1.150 euros. Ou seja, temos pouca diferença entre eles e, por 50 euros a mais, você pode levar para casa um dobrável com display externo maior, por exemplo.

Em linhas gerais, o Razr 2022 evoluiu bem: a usabilidade melhorou, o conjunto de hardware atualizado também se tornou um destaque importante, o fim daquele queixo gigante no display chama a atenção e deixa tudo mais harmonioso no smartphone.

Ou seja, agora já podemos dizer que o Razr 2022 se tornou um dobrável competitivo no segmento. Contudo, a que preço ele vai chegar aqui no Brasil, esse é um mistério que ninguém sabe responder.

O que achou do novo Razr 2022? Ansioso para o nosso review? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.

O Motorola Moto Razr ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

23

Comentários

Moto Razr 2022: SD 8 Plus Gen 1 e design ajustado o tornam competitivo? | Vídeo hands-on
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos