Economia e mercado 07 Nov
A Microsoft recentemente lançou uma nova versão do Windows 11 para os membros do programa Insider que estão inscritos no canal Dev. Com a última compilação do sistema operacional, a big tech adicionou uma nova forma de promover seus próprios serviços dentro do mecanismo mais utilizado da plataforma: o menu Iniciar.
Conforme descoberto pelo Albacore no último domingo (06), o botão inferior de sessão do usuário passou a exibir diferentes promoções de serviços da Microsoft. Um exemplo é um anúncio para “Fazer backup de arquivos” que — por coincidência ou não — mostra o logotipo do OneDrive, a plataforma de armazenamento em nuvem da empresa.
A Microsoft tentará conquistar os usuários de contas locais do Windows 11 — isto é, que não possuem uma conta on-line da empresa. O menu passa a exibir um botão adicional com os dizeres “Registre-se com uma conta da Microsoft” (em tradução livre).
Outra promoção solicita que o usuário “complete seu perfil”, mas não há informações sobre o que exatamente esse botão promove. Um detalhe comum entre todos os “anúncios” é o indicador de alerta, comumente utilizado em áreas mais críticas do sistema operacional, como atualizações pendentes do Windows Update.
Caso o alerta seja um incômodo para você que utiliza a nova versão do Windows 11 Dev, é possível desabilitar os anúncios utilizando a ferramenta “ViVeTool”. Para isso, basta fazer download da versão mais recente do utilitário no repositório do GitHub, inserir em uma pasta de simples acesso (como seu disco local) e seguir os passos:
- Abra o menu Iniciar, digite “cmd” e clique em Executar como administrador;
- Acesse a pasta do ViVeTool utilizando o comando "cd" e inserindo o endereço (exemplo: “cd C:\ViVeTool”);
- Insira o comando “vivetool /disable/id:36435151” sem aspas;
- O Prompt de Comando deve retornar a mensagem "Successfully set feature configurations";
- Reinicie o PC.
A Microsoft ainda não lançou as promoções de seus próprios serviços na versão estável do Windows 11, portanto, há uma possibilidade de que o recurso sequer evolua a ponto de chegar para todos os usuários. De qualquer modo, caso você seja um testador e não gostou da novidade, basta seguir os passos acima.
- ViVeTool — baixar
O sistema operacional deve ganhar uma nova atualização de recursos após o lançamento da versão 22H2. A “Moment 2” deve trazer otimizações para tablets com melhorias na navegação por toque e outras novidades.
Você é usuário do Windows 11? Como avalia sua experiência? Comente abaixo!
Comentários