Economia e mercado 08 Nov
Diversas montadoras estão investindo cada vez mais em carros elétricos. Exemplos incluem a Volkswagen com uma divisão dedicada para estes modelos e também a General Motors, que investirá US$ 35 bilhões no setor até 2025, quando ela espera começar a recuperar este valor se tornando uma das maiores vendedoras de EVs no mundo.
A General Motors indicou como pretende alcançar este objetivo em um evento realizado em Manhattan na última quinta-feira (17). Nele, a montadora afirmou que tem a meta de vender um milhão de veículos elétricos anualmente a partir de 2025, quando o setor deve se tornar solidamente lucrativo.
Além disso, a GM deseja alcançar a neutralidade de carbono até 2040, pois vários estados dos EUA já afirmaram que proibirão a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035.
Dentre os modelos citados está até mesmo o Cadillac Celestiq, que será vendido por US$ 300 mil e foi anunciado em outubro, o que significa que os planos da General Motors são ambiciosos a longo prazo. Por outro lado, Mark Reuss, presidente da GM, estima que a demanda será alta:
Podemos ver pessoas querendo veículos elétricos, ainda mais do que alguns dos especialistas do setor dizem até 2025. Acho que vai ser superior a 17%. Acho que vai ser um pouco maior. E as pessoas querem veículos elétricos em todos os segmentos. Então, vamos tomar nosso tempo e acertar.
Os planos da GM ainda incluem a construção de, pelo menos, 5 novas fábricas de baterias na América do Norte, garantia de fornecimento de matérias-primas para montagem das células e ainda parcerias com o varejo digital para aumentar o alcance aos clientes.
No momento, as estimativas da GM indicam que ela venderá 44 mil unidades de Chevy Bolt e Bolt EUV até o fim deste ano. Apesar disso, estas linhas ainda não estão registrando lucro, mas a GM espera reverter isto com novos modelos chegando ao mercado em 2023, tais como o Chevy Silverado EV e o Chevy Blazer EV.
Comentários