LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sony Xperia 5 IV: conjunto de câmeras e design compacto valem a pena? | Vídeo Hands-On

22 de novembro de 2022 23

O Sony Xperia 5 IV foi lançado no já distante setembro de 2022 e, apesar da fabricante japonesa não vender mais seus smartphones de forma oficial no Brasil, isso não impediu o TudoCelular de fazer um breve hands-on do dispositivo.

Contando com design típico de um aparelho da Sony, o Xperia 5 IV vem chamando a atenção do público no exterior por entregar um bom conjunto. Um exemplo disso é que ele tem processador Snapdragon 8 Gen 1 e câmeras elogiadas.

Sem mais delongas, role a página para baixo ou, se estiver com pressa, pegue um atalho no índice.

Índice do Hands-on
Design e acessórios

O Sony Xperia 5 IV tem um design característico da fabricante japonesa, que costuma seguir uma linha visual um tanto coesa. Além disso, o seu formato estreito também beneficia o uso com uma mão só, algo que tem se tornado um tanto complicado nos dias atuais com smartphones cada vez maiores.

É claro que você precisa gostar do formato de 21:9 e a Sony tomou o cuidado de suavizar as bordas para que o Xperia 5 IV se torne mais elegante, mas isso deixou o aparelho um pouco mais escorregadio.

O leitor de digitais não está na tela, mas sim na lateral ao lado dos botões de volume e disparo de câmera. Esse também é um topo de linha que tem porta P2 para fones de ouvido com fio.

Já a porta USB-C está na parte inferior ao lado da grade de alto-falante e da gaveta de chip SIM, que pode ser removida sem chave especial. O aparelho ainda conta com proteção Gorilla Glass Victus na frente e no verso, além de certificação IP68 que o torna à prova d’água.

Por fim, o Sony Xperia 5 IV não tem carregador na caixa. Ou seja, o conjunto tem apenas o básico, como manuais e cabo de carregamento.

Tela e hardware

A tela do Sony Xperia 5 IV é uma OLED de 6,1 polegadas que tem resolução FHD Plus e suporta conteúdo com taxa de atualização de 120 Hz. Claro que o maior destaque aqui é o formato de 21:9, algo que é amplamente usado pela Sony.

O painel empregado pela japonesa é bom e agora consegue alcançar um alto nível de brilho, o que deixa o Xperia 5 IV confortável em ambientes externos e facilita a visualização de conteúdo.

Contudo, é preciso lembrar que o Xperia 5 IV não tem tecnologia LTPO para taxa de atualização adaptativa. Na realidade, a empresa usa uma taxa dinâmica que alterna entre 60 Hz e 120 Hz.

Assim, o conteúdo multimídia é exibido em 60 Hz, mas a interface está em 120 Hz o tempo todo. Quanto a experiência de assistir vídeos, ela é excelente. O Sony Xperia 5 IV tem dois alto-falantes que trabalham de forma conjunta no mesmo nível de volume, algo que entrega uma experiência sem distorções.

O processador do Sony Xperia 5 IV é o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm e isso talvez acabe sendo um dos problemas deste smartphone, uma vez que a Sony se esforçou para reduzir o aquecimento do chipset e isso acaba matando o desempenho dele em longas horas de jogatina, por exemplo.

Para fechar o conjunto, o Sony Xperia 5 IV tem 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno, conexão 5G e NFC para pagamentos por aproximação.

Já a bateria tem capacidade de 5.000 mAh e a autonomia total pode chegar a até 6 horas de display ativo e isso garante um dia inteiro longe da tomada.

Mas quando você for recarregar, apesar de ter suporte para carregamento rápido de 30W, o Xperia 5 IV não tem o acessório na caixa. Por fim, temos carregamento sem fio e reverso.

67 x 156.1 x 8.2 mm
6.1 polegadas - 2520x1080 px
Ir para página de comparação
  • Tela OLED de 6,1 polegadas com resolução FullHD+, HDR e taxa de atualização de 120 Hz
  • Plataforma Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm
  • 12 GB de RAM
  • 128 de armazenamento interno
  • Suporte para microSD
  • Câmera frontal de 12 MP
  • Três câmeras traseiras:
    • Sensor principal de 12 MP (24 mm, f/1.7,)
    • Sensor ultra grande-angular de 12 MP (16 mm, f/2.2)
    • Sensor telefoto de 12 MP (60 mm, f/2.4)
  • Conexão 5G, Bluetooth 5.2, NFC e certificação IP68
  • Bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento de 30W
  • Android 12
  • Dimensões: 156,1 x 67 x 8,2 mm
  • Peso: 187 gramas

Software

A Sony não quis trabalhar muito neste departamento e simplesmente colocou o Android quase stock no aparelho. Com isso, temos um launcher simples que não tem muita customização e as transições são secas.

Outro ponto que chama a atenção é que os ícones dos aplicativos da própria Sony estão presos a era do Android 10, mesmo que o Xperia 5 IV saia da caixa com o Android 12.

De toda forma, alguns aplicativos são úteis, como o Music Pro. Ele permite gravar áudio e até mesmo editar, sendo que há pós-produção automática graças ao uso de Inteligência Artificial.

Np quesito câmeras, o app Pro tem um modo básico que corresponde ao que todas as fabricantes entregam. Mas o modo auto ativa uma interface completamente diferente, projetada para uso na horizontal, sendo que o usuário ganha a opção de editar o balanço de branco, compensação de exposição, ativar o flash e selecionar a lente com a qual deseja fotografar.

Temos também o modo P que ativa outros recursos, modo S para ajustar a velocidade do obturador e o modo M, que é o mesmo que o S com controle de ISO adicionado.

O segundo aplicativo é o Vídeo Pro e ele é muito mais completo, permitindo até mesmo gravar na resolução 4K a 120 fps, algo que não está disponível no app de fotos normal.

Por fim, há o app cinema Pro, que oferece todos os controles do vídeo Pro e adiciona looks e outros aprimoramentos para cores, permitindo até mesmo a correção na pós-produção.

Câmeras

A qualidade das câmeras é mais do que boa para ambientes externos e bem iluminados, uma vez que os registros são nítidos e possuem cores vivas.

A saturação e o contraste estão dentro do esperado, algo que garante boas fotos de fato. Contudo, o obturador é um pouco lento e isso acaba criando fotos borradas em alguns momentos.

Isso acontece porque o software tenta fazer o reconhecimento de cena e muitas das vezes o usuário não tem tanta paciência para aguardar. De certa forma, há uma boa coerência nos registros efetuados nas três câmeras de 12 MP.

Apenas a telefoto acaba tendo alguns pequenos probleminhas com a exposição, mas nada muito grave. A lente ultrawide tem autofoco automático, mas ele não é explorado para fotos macro, uma vez que a distância mínima é de 7 a 8 centímetros.

O maior problema do Sony Xperia 5 IV está nas fotos noturnas, uma vez que ele não se comporta como um smartphone. Assim, o software sobe o tempo de exposição e o resultado são fotos desfocadas em vários momentos.

Faltou um modo noturno semelhante ao do Pixel para compensar esse problema e usar a Inteligência Artificial para entregar fotos mais ágeis. Também devemos mencionar que o HDR é quase ausente em fotos noturnas.

Em linhas gerais, o Sony Xperia 5 IV tem bons ajustes para as câmeras e a quantidade de apps é excelente para entusiastas. Mas, para usuários comuns esse nível de detalhamento pode ser um grande problema.

Por fim, em vídeos o Xperia 5 IV tem gravação em 4K a 30 fps no aplicativo de câmera comum e os registros são ótimos, mas no app Pro é possível chegar a 120 fps.

Primeiras impressões e preço

Custando 1.049 euros, ou seja, algo em torno de 5.800 reais, o aparelho tem preço digno de um smartphone topo de linha. E ele realmente é, merecendo até mesmo uma nota 8 pelo conjunto que entrega. É claro que não estamos falando de um smartphone perfeito e alguns detalhes poderiam ser melhores.

Talvez se a Sony tivesse esperado um pouco mais para pegar o Snapdragon 8 Plus Gen 1, o Xperia 5 IV seria ainda melhor. Além disso, essa confusão entre vários aplicativos de câmeras é bom para entusiastas, mas não para o usuário comum.

O Xperia 5 IV também ficou devendo um painel LTPO, mas essas são coisas que a Sony deve resolver em gerações futuras. Pelo menos é isso o que esperamos da fabricante japonesa.

Por fim, esse é um smartphone digno, tem bom hardware, consegue entregar boa autonomia e traz um formato que não agride a sua mão.

Ou seja, o Xperia 5 IV pode ser uma boa escolha para muitos usuários, menos para os brasileiros, uma vez que só resta o caminho da importação e há muitos flagships muito mais interessantes na mesma faixa de preço por aqui.

O Sony Xperia 5 IV está disponível na Mercadolivre por R$ 5.999.
(atualizado em 16 de abril de 2024, às 15:36)

23

Comentários

Sony Xperia 5 IV: conjunto de câmeras e design compacto valem a pena? | Vídeo Hands-On
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista