LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

92% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp para atendimento ao cliente

23 de novembro de 2022 3

De acordo com pesquisa realizada pelo OTRS Group em colaboração com a Pollfish, o WhatsApp é o principal aplicativo usado por empresas brasileiras para realizar o atendimento a seus clientes. O "OTRS Spotlight: Consumer Service", entre mais de 500 executivos entrevistados, aponta que 92% das companhias do país tem a rede social como ferramenta para comunicação.

O valor é expressivo se comparado a outros países, como Alemanha, Estados Unidos, México e Singapura, em que o email é o canal mais utilizado, com 80%. Em seguida, estão ferramentas como telefone (69%), o WhatsApp (com 58%), Facebook (41%), chat (38%), Instagram (35%), aplicativo próprio da empresa (23%), Twitter (15%) e LinkedIn (15%). O mensageiro é destacado por alguns usuários como prático e acessível, já que é gratuito, e por permitir um atendimento mais rápido, que agiliza o atendimento entre cliente e lojista, quase em tempo real — além da possibilidade de inserir robôs que possuem bastante precisão de comunicação.

Entre os entrevistados no geral, 77% afirmam que utilizam canais de autoatendimento e 68,6% conseguiram aumentar a satisfação dos clientes fazendo isso. Além disso, 44% defendem que têm mais tempo para contato com o público consumidor, 23% registraram menos consultas e 19% conseguiram até mesmo diminuir a taxa de rotatividade de clientes. No Brasil, 89% das empresas reconhecem que ferramentas de autoatendimento agregaram no comércio, algo menor nos Estados Unidos (83%), Singapura (77%), México (73%) e Alemanha (63%).

E você, tem um negócio e utiliza o WhatsApp para falar com os clientes ou é um consumidor que já faz uso da ferramente? Deixe seu comentário sobre a experiência a seguir.

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: Facebook.inc

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


3

Comentários

92% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp para atendimento ao cliente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas