LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Padrões de WiFi incompatíveis geram baixa demanda por planos de 1 Gbps, diz Claro

23 de novembro de 2022 10

A operadora Claro disse que a demanda por planos de 1 Gbps é baixa entre clientes residenciais. Quem explicou a situação durante o evento Teletime Tec, em São Paulo, foi o diretor de banda larga da operadora, Marcelo Sarmento, nesta terça-feira (22).

Segundo o portal Telesíntese, essa baixa demanda estaria atrelada ao fato de não serem comuns os dispositivos compatíveis com a banda larga fixa dessa velocidades, já que o padrão mais comum no mercado atualmente, o WiFi 5, consegue entregar até 866 Mbps em cenários ideais, deixando de lado o potencial completo da rede.


Mesmo adotando o WiFi 6, a velocidiade de 1,3 Gbps prometida também seria difícil de ser obtida em residências comuns sem uma série de adaptações, além de smartphones e tablets não adotarem essa padrão em sua maioria.

“O cliente pode assinar um plano nesta velocidade, mas será que Google, Facebook, já têm portas disponíveis? Não adianta colocar 1 Gbps em casa se o provedor do conteúdo não tiver uma porta de 1 Gbps para transmitir o conteúdo para o cliente. É preciso entregar o 1 Gbps em toda a cadeia”, disse ainda Sarmento.

O plano de 1 Gbps da operadora atualmente é vendido tanto em fibra óptica, como em cabo coaxial (HFC). No evento, o executivo disse ainda que a Claro está migrando clientes do cabo coaxial para a fibra aos poucos, conforme a demanda. A estratégia é aproximar a fibra da casa do cliente, já que a rede de acesso coaxial sai da casa do cliente até um hub. No caso da fibra, cujo sistema reúne 64 portas, é uma solução mais eficiente.

Não parece haver, no entanto, previsões para o fim desse processo, ou se a operadora conseguirá levar 100% da base para fibra, já que segundo o diretor, muitos clientes hoje estão satisfeitos com a conexão HFC. Hoje a estimativa é que 10 milhões de clientes façam uso dessa tecnologia ainda.


10

Comentários

Padrões de WiFi incompatíveis geram baixa demanda por planos de 1 Gbps, diz Claro
  • 1 Gigabit baixa a 100 MegaBytes por segundo, já fiz essa confusão no passado. Um link de 10 megabits vai baixar a 1 MegaByte por segundo. A operadora vende a velocidade em bits e o navegador mostra a velocidade do download em bytes por segundo.

      • Vai la trouxa, contrata 1gb dessa empresa cretina e usa 4-5tb pra vc ve pq acontece dps.... Sua conexao vai pra 30mb... Enquanto eles ganham 10bilhoes por ano.

          • As operadoras não citam o valor da nova velocidade. Talvez o custo benefício não compense ou inviabilize o upgrade

              • Dona Claro Comece a Converter os Cabos Coaxiais de Seus Clientes por Fibra Optica Pois Esse é o Gargalo Também para Melhorar a Latência e a Velocidade Também

                  • pra comecar pra claro entregar uma velocidade desse teria que fazer um contrato de no mínimo 10 Gbps, visto que nunca entrega o contratado, não seria nesse que iria honrar.

                      • tem haver tbm com os cabo ethernet cat5 que é maioria e bem mais barato se comparado com cat7 e cat8

                          • Eu achava que o problema era o alto preço... Como sou burro!

                            • Estava discutindo isso outro dia. O problema nem é tanto com velocidades de 1Gbps, mas sim com as maiores que isso que fatalmente irão surgir. Hoje, por exemplo, toda a parte cabeada de minha rede é Gigabit, e a parte WiFi já é WiFi 6, então eu não teria problemas com um link de 1Gbps. Mas se houver um link mais rápido que isso, eu já terei que pular tudo para os próximos padrões, ou seja migrar a rede cabeada para 2,5Gbps e a rede WiFi para o padrão 6e, e isso significa que a brincadeira vai ficar cara...

                                • Não é esse o problema.
                                  O problema é que quase ninguém realmente precisa de internet maior que 300-500 Mbps que hoje custam entre 80 e 100 reais na fibra.

                                  Além disso, eu jamais trocaria uma fibra de 500 Mbps por um plano gigabit com cabo coaxial. A Claro está atrasadíssima na migração.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Asus

                                  ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

                                  Especiais

                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas