LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Juiz dos EUA bloqueia temporariamente a fusão da Microsoft e Activision

14 de junho de 2023 26

Atualização (14/06/2023) - GS

A novela sobre a fusão entre a Microsoft e a Activision Blizzard King continua. Como sabemos, as empresas vêm enfrentando uma dura oposição por parte do órgão regulador do Reino Unido (CMA), mas esta semana, a Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) protocolou uma ordem de restrição e liminar em um tribunal distrital federal para bloquear a aquisição temporariamente.

Para a surpresa de muitos, um juiz norte-americano decidiu acatar o pedido do FTC e bloqueou temporariamente a transação entre as empresas.

Com o bloqueio, o FTC terá tempo hábil para seguir com o processo iniciado em janeiro deste ano, impedindo que a Microsoft conclua a fusão antes que a decisão do processo seja publicada. Com a aprovação do bloqueio, teremos uma audiência de dois dias agendada para 23 e 24 de junho.

Um porta-voz da Microsoft deu ao VGC a seguinte declaração:

Acelerar o processo legal nos EUA acabará trazendo mais opções e concorrência ao mercado de jogos. Uma ordem de restrição temporária faz sentido até que possamos receber uma decisão do Tribunal, que está se movendo rapidamente.

A Microsoft está confiante de que receberá um parecer favorável no processo aberto na corte federal, o que pode fazer com que a fusão seja concluída em breve.

De todo modo, devemos nos lembrar que o processo do CMA ainda está sendo analisado no Reino Unido, sendo assim, caso a Microsoft opte por encerrar a fusão antes da divulgação do veredito britânico, ela terá que deixar de comercializar os jogos da Activision Blizzard King na região, ao menos até que uma decisão final seja divulgada.

Será que a Microsoft vai conseguir atingir seus objetivos?

Atualização (12/06/2023) - EB

A Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) entrou com uma ação contra a fusão da Microsoft com a Activision Blizzard em janeiro. Como o processo ainda está correndo nos tribunais, agora a FTC está buscando uma ordem de restrição e liminar em um tribunal distrital federal para bloquear a aquisição.

Na reclamação, a FTC diz:

Tanto uma ordem de restrição temporária quanto uma liminar são necessárias porque a Microsoft e a Activision declararam que podem consumar a aquisição proposta a qualquer momento.

Apesar disso, os esforços da Microsoft agora se concentram em aprovar a aquisição da Activision no Reino Unido apesar dos órgãos reguladores também se posicionarem contra o negócio. A solução poderia ser retirar a Activision da Terra do Rei Charles para concluir a aquisição.


Desta forma, a preocupação da FTC pode se justificar. Ela ainda reforça as suas suspeitas dizendo:

Começaram a circular notícias da imprensa sugerindo que os réus estavam pensando seriamente em fechar a aquisição proposta, apesar do litígio administrativo pendente e das ordens da CMA.

Caso a FTC consiga uma ordem de restrição temporária, a Microsoft pode ser impedida de se fundir com a Activision por duas semanas. Por outro lado, uma liminar impediria a aquisição até o fim da ação legal da FTC, que ainda não tem data marcada, mas uma audiência de instrução ocorrerá em 2 de agosto nos EUA.

Se por um lado a FTC tenta bloquear a aquisição, a Microsoft está animada em acelerar o processo. Isto foi mostrado no seguinte comunicado enviado por Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft, ao The Verge:

Saudamos a oportunidade de apresentar nosso caso em um tribunal federal. Acreditamos que acelerar o processo legal nos EUA acabará por trazer mais escolha e concorrência ao mercado.

De qualquer forma, teremos que aguardar um pouco mais para saber se esta fusão será aprovada ou não, pois a decisão de bloqueá-la ou não nos EUA depende do juiz responsável pelo tribunal para o qual a FTC apelou.

Atualização (02/01/2023) - GS

Comissão de Comércio dos EUA agenda pré-julgamento da fusão entre Microsoft e Activision

2023 promete ser um ano grandioso para a indústria dos videogames, seja pelos muitos lançamentos agendados para este ano ou para a possível aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, que se iniciou no ano passado e aguarda a aprovação dos muitos órgãos regulamentadores ao redor do mundo.

Nos últimos meses, a fusão entre as empresas foi colocada em xeque múltiplas vezes, principalmente pela União Europeia e a Comissão Federal do Comércio nos Estados Unidos (FTC), que temem que o negócio coloque em risco a liberdade de escolha dos consumidores e conceda ao Xbox um monopólio sob a indústria.

No início de dezembro, a FTC anunciou que processaria a Microsoft pela tentativa de aquisição e isso poderia acabar impedindo a fusão de acontecer. A Microsoft respondeu a este processo pouco antes do Natal, com um documento de 37 páginas que inclui alegações de violações constitucionais e afirmando que não tinham interesse em tornar certos jogos exclusivos, afirmando que a Xbox encontra-se atrás da Nintendo e da PlayStation.

Esta semana, o Reuters revelou que o pré-julgamento entre a Microsoft e FTC está agendado para 3 de janeiro. Apesar de não conter mais informações sobre o evento, o pré-julgamento deve servir para nos dar uma ideia do que acontecerá no julgamento oficial e como as autoridades americanas estão reagindo à aquisição.

Caso o FTC aprove a aquisição, a Microsoft ainda deve enfrentar a Comissão Europeia para conseguir a aquisição, que também está realizando sua própria análise.

Será que a Microsoft vai conseguir as aprovações necessárias para concluir o negócio?

Atualização (08/12/2022) - por LR

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) iniciou um processo contra a Microsoft para tentar impedir a aquisição da Activision Blizzard no valor de US$ 68,7 bilhões sob acusação de que a compra pode resultar em monopólio no setor de jogos prejudicando a concorrência na categoria de consoles.

Em um comunicado divulgado à imprensa na tarde desta quinta-feira (8), a FTC explica que a decisão considera o histórico da gigante de Redmond de adquirir estúdios para suprimir a concorrência de videogames rivais. No texto, o órgão regulador cita a compra da ZeniMax, ligada à Bethesda Softworks, tornando vários títulos exclusivos do Xbox.

"Hoje, procuramos impedir que a Microsoft obtenha controle sobre um estúdio de jogos independente líder e o use para prejudicar a concorrência em vários mercados de jogos dinâmicos e de rápido crescimento"., disse Holly Vedova, diretora do Bureau of Competition da FTC.


De acordo com a entidade, atualmente a Activision Blizzard é uma das poucas desenvolvedoras que produzem games de qualidade como Call of Duty, World of Warcraft, Diablo e Overwatch, muitos deles com suporte multiplataforma, algo que pode acabar se a Microsoft concluir a compra.

Ao contrário do FTC, no Brasil o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) não viu risco à competitividade aprovando a aquisição, decisão também seguida pela Arábia Saudita.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos deve iniciar um processo antitruste para bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, segundo um novo artigo.

Segundo fontes do jornal Politico, a integrante do órgão, Lina Khan, busca regular o poder de uma das maiores companhias de tecnologia do mundo.

A reportagem cita que o processo não é nada certo, mas diversas pessoas dentro da Comissão Federal de Comércio estão céticas com os argumentos da Microsoft. Até o momento, o órgão e nem a companhia se pronunciaram.

Caso a Comissão Federal de Comércio decida bloquear o negócio, será um golpe pesado para a Microsoft, que já busca a aprovação da Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido, que não tem se mostrado favorável ao processo e tem demostrado preocupação com as consequências da aquisição.

Um processo antitruste faria a Microsoft entrar nos tribunais dos Estados Unidos para conseguir a aprovação do negócio. A Comissão Federal de Comércio tem previsão para dar sua resposta sobre a aquisição até o final desse mês.

Já a Comissão Europeia iniciou uma nova investigação para apurar a aquisição da Activision Blizzard. O órgão acredita que caso a Microsoft tenha o controle de franquias como Call of Duty, poderia utilizar esse poder para ferir os concorrentes.

Até o momento, o negócio foi aprovado apenas na Arábia Saudita e pelo CADE no Brasil. A previsão é que o veredito dos demais órgãos saia até março de 2023.

Veja também


26

Comentários

Juiz dos EUA bloqueia temporariamente a fusão da Microsoft e Activision
  • Dia 22 essa putaria acaba.. FTC vai ser jantada novamente igual o caso da meta... e o CMA vai se ignorado e repreendido pela suprema corte do reino unido %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23

    • Se esse juiz não recebeu uma gorjeta da Sony, eu sou uma charrete.

        • Na verdade esse bloqueio foi bom pra Microsoft. Está exatamente igual o caso da meta com aquela empresa de vr... e com esse mesmo juiz... dia 22 isso tudo acaba.

          • Quero que essa MISOSOFT se dane que vá a falencia.

            • Pode, mas o próprio judiciário federal já pediu explicações a FTC pelo bloqueio... e essa liminar diz que o FTC tem medo da conclusão eminente da compra.. ou seja, além de ser difícil dessa liminar ser concedida, a Microsoft ainda pode concluir a fusão antes de tal liminar ver a luz do dia. Off: as vendas do Series X aumentaram cerca de 1335% na Amazon de forma global após o showcase de ontem %uD83D%uDE0E

                • Agora investigar a Sony por sempre ter dificultado os lançamentos no Xbox e também por adquirir empresas pra ter jogos somente pra ela ninguém quer!!
                  Se fosse a Sony querendo comprar a Activision, a transação já teria ocorrido no ano passado, tenho certeza disso, mas a Microsoft tem muito mais $$ que a Sony kkk

                    • A Microsoft deveria dar um balão em todos, desistir dessa compra, ir para cima da Ubisoft comparando a empresa e garantindo grandes exclusivos e por fim pagar alguns bilhões a blizzard para ter Call of duty exclusivo por três anos. Dessa forma acabaria com essa palhaçada

                      • Sony parece uma criança

                          • Essa matéria está incompleta, a FTC fez essas acusações relacionada a "Zenimax" e torna jogos exclusivos alegando que durante essa aquisição a Microsoft se comprometeu a não tornar os jogos exclusivos e n cumpriu, porém hj o órgão da UE desmentiu e reiterou que não foi exigido nenhum tipo de concessão da Microsoft e ela estaria livre para fazer o que bem entendesse com suas IPs. Cara, vcs ainda tem dúvidas que essa aquisição será concluída? Se houvesse algum impedimento.ebto o FTC irai a justiça Federal e não ao tribunal administrativo do próprio órgão. Game over para a Sony!

                              • O problema não é só isso, a Microsoft deixou claro que acordos já assinados e jogos anunciados que já tinham plataformas, inclusive exclusividade, iriam ser cumpridos e jogos já lançados seriam mantidos.
                                Jogos futuros que ainda não tinham sido anunciados e/ou que não tinham plataformas poderiam ser exclusivos de Xbox, sendo analisado caso a caso.

                                • Você é dono mas não tem a propriedade. É isso que está acontecendo nessa novela, a onde os órgãos estão claramente agindo má fé contra a Microsoft. Se a Activision resolver parar de lançar para Playstation e torná-los exclusivos Xbox, é bem capaz desses órgãos obrigá-la a lançar. Deve sim existir preocupação com o livre mercado e a concorrência, mas antes de tudo, respeitar as decisões comerciais de empresas privadas. Sem falar que esses julgadores nem técnicos são para opinar, muitas decisões são políticas não técnicas.

                                    • sem contar que nenhum jogo do xbox é realmente exclusivo, todos saem pro PC!

                                      • Sinceramente, essa é a única hora que sinto falta do Donald Trump como presidente dos EUA: pq ele tinha N defeitos, mas valorizava a indústria e empresas locais, duvido que na administração dele iria se proibir uma empresa americana de compra um estúdio, sendo que sua rival japonesa faz a mesma prática a anos e nunca teve nenhum transtorno.
                                        Obs.: Deixando claro que não estou discutindo política, apenas fld que nesse ponto, de afirmar que é o próprio governo dos EUA que afasta as empresas do país, o Trump estava certo.

                                          • Se fosse a Sony não estaria esse alvoroço todo. Só a Sony que pode ter seus Ex-clusivos.

                                              • Conversa fiada.

                                                • Ué, e o livre mercado que tanto falam? Se a Microsoft (empresa privada) tem o dinheiro p/ comprar a empresa e a Activision Blizzard (empresa privada) que ser comprada, qual a logica de ficar barrando/bloqueando? Governo tem que da pitaco agora?

                                                    • Mas essas regras foram criadas justamente pra proteger o mercado. Se uma empresa fica grande demais e compra todas as rivais, ela cria um monopólio, impondo os preços que quiser e freando a inovação, uma vez que se não há concorrentes, não há estímulo para inovação. Ou seja, uma empresa que controla tudo, é ruim para o mercado.

                                                        • Mas esse não é o caso, depois da aquisição a Microsoft seria a terceira maior empresa do setor de Games, ficando atrás da Tecent (chinesa) e Sony (japonesa). E na moral esse alarde todo por causa dessa aquisição? Como se no mundo só tivesse Sony, Microsoft e Activision/Blizzard de grandes publicadores de jogos. A EA, TK2 (dona da Rock Star de GTA e RDR), FOCUS, Ubisoft, Esquare Enix, capcon... que eu lembro. Isso é puro choro da sony querendo manter o primeiro lugar no mercado sem ter que trabalhar.

                                                            • Mas vamos combinar que mesmo com a Activision sob a asa da Microsoft e CoD fosse imediatamente exclusivo, nem de longe tiraria a capacidade da PlayStation competir.

                                                                • Depois de tudo que o Facebook e o Menino Zuck fizeram com a Internet (e fora dele), ninguém quer ver esse filme novamente.

                                                                  (Tá certo que não foi só culpa do Facebook, mas foi a que mais escancarou nos últimos tempos)

                                                                  • As coisas não são fáceis assim, é preciso investigar ao fundo para saber o por que realmente da MS querer comprar a Blizz.

                                                                    Economia e mercado

                                                                    Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                    Android

                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                    Android

                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                    Windows

                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos