LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Interesse pelo 5G segue em queda e preocupa operadoras em todo o mundo

24 de novembro de 2022 6

O 5G chegou como uma forma de impulsionar o mercado de celulares durante a pandemia de COVID-19. Agora estatísticas apontadas pelo Financial Times indicam que a população está perdendo o interesse na nova tecnologia em diversas regiões do mundo inclusive na Coreia do Sul, uma das regiões pioneiras na implementação da nova rede.

A pesquisa da Canalys ainda diz que a tendência é visível nas remessas de celulares 5G, que caíram 7% no segundo trimestre de 2022, com "apenas" 24,5 milhões de unidades.

Chiew Le Xuan, analista da Canalys, afirma que o desinteresse pela tecnologia é explicado pela falta de benefícios práticos do 5G, que ainda não foram vistos pela grande maioria dos usuários, pois o 4G ainda é suficiente para eles.

A Omdia explica isso dizendo que apenas 30 das 200 operadoras que habilitaram o 5G até agora oferecem o 5G SA, que é a versão mais veloz da rede e é conhecido como "5G Puro", que ainda é limitado a grandes centros urbanos e tem alcance limitado.


O hype para o 5G diminuiu, e a demanda mudou para aspectos mais práticos dos smartphones, como duração da bateria, armazenamento, velocidade do processador e qualidade da câmera.

Dessa forma, a maioria dos usuários prefere investir em celulares com outras especificações mais poderosas àqueles que oferecem suporte ao 5G. Outro problema é que algumas operadoras exigem planos específicos para ter acesso a nova rede, o que reduz o interesse em aparelhos com esta tecnologia.

Um problema para as operadoras

Esta tendência cria um grande problema para as operadoras, pois muitas delas investiram bilhões de dólares e reais para disponibilizar o 5G e agora elas estão aguardando pelo retorno financeiro, que deve ocorrer em um prazo mais longo que o esperado.


Outro fator que reduz o interesse nos novos planos é o aumento do custo de vida causado pela situação pós pandemia e a Guerra na Ucrânia, que dificultou o fornecimento de suprimentos para várias regiões do globo. Assim, os consumidores preferem reduzir o seu orçamento para gastos essenciais.

Por fim, as operadoras muitas vezes concorrem com os governos locais, que fornecem a rede diretamente para empresas em países como EUA, França, Alemanha, Japão, Coreia do Sul e Índia. Outras vezes, estas empresas assinam contratos com fornecedores para criar suas próprias redes privadas.


6

Comentários

Interesse pelo 5G segue em queda e preocupa operadoras em todo o mundo
  • Eu mesmo comprei recentemente um aparelho sem 5G por ser topo de linha de 2020, melhor gastar menos num aparelho bom de um tempo atrás que pagar mais por um novo que n muda muita coisa, como a adição de 5G. Estou bem suprido pelo 4G. Meu amigo tem um S22 e o 5G só serve pra fazer teste no speedtest, pq pega em poucos lugares e 1 teste de velocidade gasta quase 500 MB de dados.

      • Eu só não uso o 5g ainda devido não ter trocado de celular, comprei o meu sem imaginar que ficariam tao baratos.

          • Tecnologia cuja implementação total ainda vai demorar anos pra acontecer e onde já tem, o alcance é limitado, operadoras com pouca ou nenhuma oferta de planos dados 5G e qualquer smartphone 5G comprado no Brasil custa mais caro que um A02.

            Não entendo a surpresa negativa.

              • Se já sabemos que é enganação não tem nenhuma estrutura para uso daqui já tem quem dirá 5g

                  • Nada a ver.
                    Em breve todo celular básico vai ser 5G, e simplesmente vira padrão como foram as redes anteriores.

                      • óbvio.. 5G nunca foi o foco pra smartphone e sim pra industrial 2.0 com a baixa latência que a conexão 5G proporciona..

                          Economia e mercado

                          Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Asus

                          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços