LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Prepare o bolso! Aneel indica aumento de cerca de 5,6% na tarifa de energia elétrica em 2023

24 de novembro de 2022 14

Nos últimos anos, os brasileiros têm sofrido com aumentos constantes na conta de energia elétrica por conta da crise hídrica e mesmo que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha revogado a bandeira que deixava a conta mais cara, ainda estamos sujeitos a uma série de impostos para suprir os empréstimos feitos no tempo da crise e outras custas.

Esta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma estimativa com média de 5,6% de aumento nas contas de energia elétrica para 2023. A informação foi apresentada ao grupo de Minas e Energia do governo de transição.

Segundo a Aneel, estima-se que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.

No relatório, a empresa ressalta que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.

Durante o encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição

Ainda não sabemos como ficará o impacto real desses aumentos nas contas de energia, mas é melhor já ir se preparando.


14

Comentários

Prepare o bolso! Aneel indica aumento de cerca de 5,6% na tarifa de energia elétrica em 2023
  • Como sempre o povo é que não tem nada a ver e que paga a conta ou o rombo, outra coisa, tem um projeto de lei tramitando aí, pesquisem que essa matéria que estão querendo que na conta de energia venha uma cobrança de taxa de lixo incluso na conta de energia a ANEEL pode isso ? Vai ser aprovado isso pela agencia reguladora de energia elétrica ? Nós seremos obrigados a pagar, pergunta não ofende.

      • olha aí a conta do rombo gigantesco que o governo bolsonaro tá deixando pro próximo começando a chegar

          • Por favor... Me explica direito aí... Que rombo, se as contas do Governo Federal está em AZUL??? Ou seja, os custos para 2023 depende do vencedor "eleito" nessas ultimas eleições... Fora que a equipe de transição tem quase 300 membros e cada um deles recebem a média de 17 mil reais.. e só termina a transição daqui quatro anos... É muito gasto a toa ou os caras são muitos incompetentes... e quem paga o preço é você, é eu... é leitor do TudoCelular... Vale comparar que a equipe de transição do Bolsonaro em 2018 foram meros 30 pessoas e não receberam um centavo para isso! Enfim... cada governo tem as prioridades... Mas afirmar rombo do atual governo é tu auto-confirmar que idolatra o molusco de nine fingers! Se o Brasil tivesse perdido no jogo contra Sérvia... iriam culpar o Bolsonaro! Efim... escrevi as verdades que ninguém quer escutar por que dói!

          • Faz um L

            • Tamo lascado. Ainda com as despesas extras pra sustentar argentina, Venezuela e outros... fora os agrados pra cuba.

                • Tem que aumentar os impostos pois em 2023 teremos o minimo uns 4 paises pra sustentar.

                    • Nesses ultimos anos foi comprovado que aumentar impostos encarece a população... Vimos diversas reduções, e ainda reclamamos que está caro... De fato está por causa do Dólar, Pandemia e a Guerra entre a Ucrania e Russia, mas os índices são melhores que na época da Dilma... O que me espanta ver é que está previsto a volta do CPMF e Taxação do PIX.... Se inventar outro imposto, é impeachment na certa...

                        • kkkkkkkkkkkkk vdd !!

                          • E quem chora? A população

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                            Economia e mercado

                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista