
Economia e mercado 25 Out
26 de novembro de 2022 34
A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) sancionou na última sexta-feira (25) uma decisão que proíbe a venda de quaisquer aparelhos de telecomunicação da Huawei, ZTE e outras fabricantes sediadas na China. O órgão regulador norte-americano afirma que tais aparelhos representam um “risco inaceitável à segurança nacional”.
Esse é o mais novo capítulo da política que visa restringir a presença de empresas chinesas nos Estados Unidos, cujos primórdios datam do governo de Donald Trump, e segue evoluindo com a equipe de Joe Biden. O veto sobre a comercialização de produtos dessas fabricantes teve votação unânime pelos cinco membros da FCC.
Anunciadas em 14 de outubro e passando a viger na última sexta-feira (26) sob pressão do governo, as regras estendidas da FCC impedem que a Huawei, ZTE, Hytera, Dahua e Hikvision — e respectivas subsidiárias — tenham seus produtos de telecomunicação homologados.
Sem o processo de aprovação de produtos pela Comissão Federal de Comunicações, os aparelhos não podem ser utilizados ou vendidos legalmente nos Estados Unidos. Esse movimento foi possibilitado por uma lei
A Hytera possui certo reconhecimento no Brasil devido ao seu extenso portfólio de radiocomunicadores com inteligência artificial. Dahua e Hikvision são fabricantes de equipamentos de sistemas de vigilância, como câmeras, sensores e alarmes.
“A FCC está comprometida em proteger a segurança nacional, garantindo que equipamentos de comunicação não confiáveis não sejam autorizados para uso dentro de nossas fronteiras”, disse Jessica Rosenworcel, presidente da FCC, em seu comunicado oficial.
Não é a primeira vez que a entidade trata a Huawei como uma “ameaça”. Embargos impostos pelos Estados Unidos através da FCC serviram como um dos primeiros banimentos das chinesas em 2020, mirando somente o banimento de suas redes de telecomunicação e impedindo o uso de recursos criados no país — como os serviços do Google.
Posteriormente, o Canadá seguiu o país vizinho e baniu a Huawei — uma das maiores fornecedoras de equipamentos de telecomunicações — e ZTE de sua rede 5G.
Ainda há investigações acerca de supostos casos de espionagem da China nos Estados Unidos. De acordo com Lisa Monaco, vice-procuradora-geral, aplicativos como o TikTok e empresas chinesas do setor de telecomunicações “não devem ser confiáveis” para lidar com dados pessoais dos cidadãos norte-americanos.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários