LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China pode obrigar uso de chips locais em celulares e quem descumprir será taxado, diz rumor

27 de novembro de 2022 26

Com o aumento dos bloqueios comerciais contra fabricantes chinesas de memória, o governo chinês começa a buscar alternativas para acelerar a sua indústria de semicondutores. Comentando o assunto, Cao Haitao, professor da Universidade de Minjiang, deu uma sugestão polêmica para Pequim.

De acordo com o pesquisador, está na hora do governo chinês obrigar fabricantes locais de smartphones e outros eletrônicos a usarem chips 100% chineses. Na visão do professor, o sistema deveria ser implementado na forma de cotas, sendo que a primeira etapa começa com 30% dos aparelhos usando semicondutores nacionais.

Além disso, em caso de descumprimento, as fabricantes podem ser punidas, sendo que isso pode ser feito por meio da taxação de até 400% de chips que possuem tecnologia dos Estados Unidos.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Na visão de Cao, a intenção da medida "enérgica" é incentivar o mercado local de semicondutores, uma vez que grande parte das fabricantes chinesas possuem forte presença global.

Assim, além de popularizar os chips chineses, a medida também vai fazer com que entre mais dinheiro no caixa das fabricantes de chips, algo que deve resultar em mais investimento em pesquisa e desenvolvimento.

O professor também ressaltou que a produção de chips está acabando com os recursos hídricos de Taiwan e isso pode ser uma boa vantagem para a China.

Já Chen Keming, ex-diretor do Instituto de Pesquisa de Taiwan, disse que a TSMC não é mais uma empresa taiwanesa. Para ele, 80% da companhia está nas mãos de estrangeiros, enquanto que apenas 20% fica com seus compatriotas.

Com isso, 80% do lucro da companhia vira remessa ao exterior e Taiwan fica apenas com os problemas ambientais.

Por enquanto, o governo chinês ainda não respondeu a sugestão de Cao, mas fontes dizem que Pequim já trabalha há algum tempo com a possibilidade de implementar uma cota para chips chineses.


26

Comentários

China pode obrigar uso de chips locais em celulares e quem descumprir será taxado, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista