
Economia e mercado 25 Nov
28 de novembro de 2022 0
A fusão entre a Activision Blizzard e Microsoft está sob análise minuciosa de diversos órgãos regulamentadores ao redor do mundo, principalmente da Comissão Europeia e da FTC, órgão norte-americano.
Esta semana, o negócio ganhou mais um obstáculo, já que fundo de pensões do governo da Suécia avançou com um processo legal contra as empresas, alegando que eles se aproveitaram dos escândalos envolvendo a Activision Blizzard, além de terem protegido o CEO, Bobby Kotick.
O processo com mais de 200 páginas movido contra a Activision Blizzard acusa Kotick e ex-membros do quadro de gestores da empresa de preparar um negócio abaixo do preço real da companhia, apenas para permitir que o CEO permaneça na liderança até à venda, o que lhe permitirá receber um prémio milionário.
A Microsoft é acusada de usar o escândalo em torno da Activision para realizar a compra em "liquidação" em um momento de fraqueza. De acordo com a Bloomberg, "a Microsoft explorou o escândalo do assédio e usou a sua influência comercial sobre a Activision precisamente para oferecer a Kotick uma forma de salvar a sua própria pele."
Conspirou com Kotick e o quadro de gestores para os ajudá-lo a escapar das consequências pessoais e profissionais do escândalo.
Um representante da Activision defendeu o negócio e afirma que se trata de um bom valor para os acionistas, relembrando que conseguiram 98% de aprovação. Além disso, afirma que foi uma decisão pensada pelo bem de todos os funcionários.
Da parte da Microsoft, um representante diz que o negócio foi efetuada de forma "justa e de acordo com a lei".
O processo legal acusa a "transação negociada de forma apressada" de servir apenas para proteger Kotick e outros gestores das consequências, sem esquecer que ele receberá mais de 400 milhões de euros como prêmio.
A queixa diz ainda que a Microsoft foi rápida para tirar proveito do momento e ajudar a tirar os holofotes do escândalo. Além disso, acusa os gestores de esconder informações importantes antes da aprovação.
Vale dizer que essa não é a primeira vez que a compra é contestada pelos mesmos motivos do processo acima, mas como sempre, devemos esperar pelas decisões oficiais para descobrir como essa história irá terminar.
Você acha que a fusão entre Microsoft e Activision Blizzard será barrada?
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários