LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fotografia analógica: Pentax quer "ressuscitar" câmeras de filme com novo projeto

21 de dezembro de 2022 0

A Pentax, uma das marcas de câmeras mais populares do Japão, anunciou na terça-feira (20) o PENTAX Film Project, um projeto que visa trazer as câmeras analógicas de volta à vida com o possível lançamento de uma nova linha. A campanha é apresentada em meio à popularização do antigo método de fotografia entre a nova geração de jovens.

A etapa inicial do projeto visa desenvolver uma câmera de filme compacta como um modelo “piloto”, segundo Takeo Suzuki, planejador de produtos da Ricoh, empresa detentora da Pentax. O objetivo é analisar a forma em que o público responde à introdução de uma “nova” tecnologia de câmera no mercado dominado pela fotografia digital.

(Imagem: Ben Grant/Unsplash)

“Primeiro, vamos desenvolver uma câmera de filme compacta. Então, ao analisar uma série de tecnologias, passaremos a desenvolver um modelo compacto de ponta, um modelo SLR e, finalmente, e esperançosamente, uma câmera SLR totalmente mecânica”, disse Suzuki.

O especialista afirma que a fabricante busca apoiar os usuários jovens que estão tentando criar uma cultura marcada pelas câmeras de filme ao elaborar um produto totalmente novo, fornecido com “garantia sólida” e “preços acessíveis”, embora ainda seja cauteloso para revelar detalhes sobre esses fatores.

CEO da Ricoh, Noboru Akahane reforça que o anúncio não significa necessariamente que a empresa lançará novos produtos a curto prazo. Em vez disso, a expectativa do projeto é “começar pesquisas sobre o desenvolvimento de novas câmera de filme da Pentax”, uma vez que um novo sistema de suporte pós-venda e manutenção será feito necessário.

Os executivos deixam claro que o projeto é muito mais que apenas um sentimento impulsivo de nostalgia. As câmeras de filme ainda estão entre nós, mas com a dominância dos produtos digitais sufocaram o lado analógico da fotografia, fazendo com que seu suporte e acessórios — como rolos de filme — sejam muito mais caros e tenham pouca disponibilidade.

A Polaroid é uma das marcas que se mantiveram fiéis ao analógico. Um dos lançamentos mais recentes da clássica empresa de fotografia é a Polaroid Now Plus, que é vendida nos Estados Unidos com preço sugerido de US$ 149 (cerca de R$ 779).


0

Comentários

Fotografia analógica: Pentax quer "ressuscitar" câmeras de filme com novo projeto
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista