Economia e mercado 18 Dez
A Amazon iniciou o projeto Prime Air, que possibilitará a entrega de pedidos por meio de drones nos estados da Califórnia e Texas, já com aprovação da FAA (Federal Aviation Administration). O anúncio do piloto foi feito em junho e deve começar na área de Lockeford, comunidade do condado de San Joaquin, na Califórnia, atingindo cerca de 3.500 residentes.
A empresa também adicionou College Station, uma cidade de tamanho médio no leste do Texas, ao piloto. De acordo com relatos, a Amazon começou a entregar pedidos por drones nessas duas áreas antes mesmo do Natal. Mas pra garantir o serviço, é preciso se inscrever manualmente. Estão aptos para esse tipo de entrega os pacotes de até 2,2 kg. Os clientes poderão acompanhar rastreamento da entrega, que podem ser cerca de uma hora.
Após a finalização e pagamento do pedido, o drone voa até o local designado e desce até o quintal do cliente. Ele paira em certa altura e libera o pacote no chão. Em seguida, ele alça voo novamente e volta ao depósito de drones da Amazon. O processo é realizado de forma autônoma usando algoritmos (e combinando monitoramento humano) para evitar obstáculos como linhas de energia.
Atualmente, o serviço faz operações diurnas até cinco dias por semana e pode realizar até 50 voos de entrega por dia. No entanto, a ideia é expandir a operação. A partir de 2024, a Amazon deve utilizar o drone MK30 para maiores distâncias. Atualmente, ele utiliza drones hexagonais MK27-2 com seis hélices.
Comentários