LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministra recua e defende a criação de grupo para definir se os esports são esporte ou não

31 de março de 2023 196

Atualização (31/03/2023) - por DT

A Ministra do Esporte do governo Lula, Ana Moser, disse que os esportes eletrônicos vão ser tema de um debate interministerial que vai envolver vários ministérios. A declaração da titular da pasta aconteceu durante uma audiência pública no Senado Federal.

“Historicamente, o Ministério do Esporte não aprovou os esports como esporte. Isso já tramitou no Conselho Nacional de Esporte. Este governo não tem posição definida, a gente precisa debater se é esporte, cultura, ciência e tecnologia, se é turismo”, disse Moser.

Ana Moser disse que está sendo montado um grupo de trabalho para discutir o tema e que seja definido em qual pasta os esports se encaixam. A ministra afirmou também que os esportes eletrônicos precisam ser regulamentados.

A titular da pasta comentou, ainda, que os esports são importantes pois têm implicações em várias áreas da sociedade, incluindo na geração de empregos. Moser também reiterou que esse assunto não deve ser debatido só no âmbito esportivo, mas de forma mais ampla.

“A gente está tratando isso dentro do governo e inclusive estamos fomentando bastante para que aconteça [a formação do grupo interministerial] o mais rápido possível, que se trate dessas questões de uma maneira responsável”, afirmou Moser.

Declarações anteriores de Moser

Vale lembrar que, em janeiro, Ana Moser afirmou que os jogos eletrônicos competitivos são mais entretenimento do que esporte. A fala causou uma polêmica e até personalidades da internet criticaram a ministra, como foi o caso do streamer Casimiro Miguel.

Na época, Moser disse que games não podem ser comparados com esporte justamente por serem digitais. “O jogo eletrônico não é imprevisível, ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte”, acrescentou.

O streamer Casimiro Miguel, um dos mais assistidos do Brasil, criticou a fala da ministra do Esporte do governo Lula, Ana Moser, de que esports não podem ser considerados esportes e chamou a declaração de "grosseira, grotesca e arcaica".

O produtor de conteúdo afirmou que, ao justificar a sua posição, a ministra Ana Moser revelou ter desconhecimento do que são os esports. Casimiro disse, ainda, que a ministra pode ter a sua opinião, mas não deveria desconhecer ou minimizar esse mercado.


"Ah, eu acho que esports é batata frita". Show! Mas tu reconhece a grandeza? Sabe do que está falando? Então beleza. Não foi o caso dela. O comentário foi grotesco e grosseiro, na minha opinião, porque parecia que não sabia o que estava falando. "Ah, o esport não é imprevisível". Não sabe o que está falando. Esse comentário, só esse, já é uma merda.

Casimiro, que foi escolhido a Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil 2022, defendeu também que haja investimento público nos esports, para fomentar ainda mais esse mercado, que já gera bilhões de reais em receita todos os anos.

O bagulho que me desagrada é o simples fato de que é um comentário arcaico. A forma como ela fala. Beleza que você não quer colocar o esport na pasta do esporte, você vai colocar em que pasta? Porque tem que ter investimento, tem que ter. É muito grande, pô. Não pode tratar como se fosse uma merda. Na pasta de Cultura, na pasta de Ciência e Tecnologia, em algum lugar. Ela poderia ter só mais cuidado na fala dela, porque desrespeitou muita gente.

Vale lembrar que na entrevista ao UOL, na qual declarou não considerar que os esports são esportes, Ana Moser comparou o treino de jogadores de esports ao preparo da cantora Ivete Sangalo para seus shows. Na stream, Casimiro ironizou a comparação.

Uma outra frase que eu me lembrei agora que ela falou: "ah, a Ivete Sangalo treina". Pô, Ana Moser. Que comentário de tiozão, mano. Daqui a pouco ela vai falar que a passista do Salgueiro treina também. E aí? Ela [ministra] é lendária, tem que respeitar, mas falou b****. Todo mundo fala.

A ministra do Esporte do governo Lula, Ana Moser, disse em entrevista ao portal UOL que a pasta não vai investir recursos nos esports. A ex-atleta de vôlei explicou que não considera os jogos eletrônicos como uma modalidade esportiva.

"A meu ver o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então você se diverte jogando videogame, você se divertiu. O atleta de esports treina, mas a Ivete Sangalo também treina para dar show e ele não é atleta, ela é uma artista que trabalha com entretenimento", comparou a ministra.


Moser disse, ainda, que os jogos não podem ser comparados com os esportes porque são previsíveis. “O jogo eletrônico não é imprevisível, é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, diferente do esporte".

A titular da pasta citou também o período em que trabalhou contra projetos de leis que faziam essa equiparação, quando estava à frente da Atletas pelo Brasil, uma organização que luta por leis e políticas públicas voltadas para esportistas.

“Eu na minha vida pregressa, fiz uma ação muito forte junto ao legislativo para o texto da lei geral não ser aberto o suficiente para ter o encaixe dos esportes eletrônicos. O texto está lá protegendo o esporte raiz. A definição de esporte tinha sido dado uma abertura que poderia incluir esporte eletrônico, e a gente fechou essa definição para não correr esse risco”, comentou a ministra.

Regulamentação dos esports

Estima-se que o mercado de jogos eletrônicos movimentou US$ 2,3 bilhões no Brasil em 2021 e cerca de 74% dos brasileiros jogam algum game, de acordo com a consultoria Newzoo, mas o setor de esports ainda continua sem regulamentação.

Para tentar mudar isso, o senador Roberto Rocha (PSDB/MA) apresentou o Projeto de Lei do Senado 383/2017, que define como esporte todas “atividades que, fazendo uso de artefatos eletrônicos, caracteriza a competição de dois ou mais participantes".

O projeto chegou a sofrer críticas em 2019 de parte da comunidade gamer, que reclamou de não ter sido consultada e dizia que alguns trechos da lei poderiam prejudicar a atividade de jogadores profissionais. De todo modo, o assunto segue sem conclusão.

E você, concorda com a ministra? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


196

Comentários

Ministra recua e defende a criação de grupo para definir se os esports são esporte ou não
  • E-sporte não é esporte.

      • A verdade é que Lula e Bolsonaro deveriam estar na mesma grade!!
        Para o que sabem seguir com a vida, basta ficar de olho na massa burra e garantir a sua boa vida sem dó.Se querem ser miseraveis, eu irei me aproveitar disso sem um pingo de peso na consiência!
        Vida longa e prospera para os atentos!!

          • *Todo mundo sabe que Bolsonaro é ladrão, vagabundo, desonesto, corrupto, falso evangélico, espalhador de fake news, o encantador de jumentos* por isso ele não declarou as joias antes de embarcar para o Brasil e tentou entrar com as joias dentro de uma mochila escondida. Fdp

              • esports está presente até em casa de apostas... KKKK

                  • FAZ o L seus Retardados!!!

                    • %uD83D%uDC40

                      • Tanta gente obsoleta, eca.

                        • Ignorância é uma doença contagiosa.... se espalhou por aqui....

                            • Esporte eletrônico é coisa de vagabundo

                              • AHAHAHAHAHAHAHAH JOGUINHO DE VIDEO GAME E PC PRA VAGABUNDAGEM QUER SER ESPORTE......AHAHAHAHAHAHAHA.................AI VEM UM MONTE DE CIVILISADAMENTE CHAMADO DE ¨PESSOA OBESA¨ QUE SE DIZ NA ¨PROFISSÃOZINHA ¨MAIS ASQUEROSA JA DIFUNDIDA DE HOJE DITO COMO ¨INFLENCER¨ AHAHAHAHAHAHAHA............... QUER QUE SEUS SEGUIDORES O APOIEM E FICA BICUDINHO PORQUE QUEREM TIRAR A SUA MAMATINHA DE GANHAR $$$$$$$$$$$ FÁCIL DOS OTÁRIOS AHAHAHAHAHAHAHAHAHA........VAI CARREGA UNS TIJOLOS FAZER UMA ARGAMASSA CAPINA UMA ROÇA BANDO DE VAGABUNDOS SEDENTÁRIOS.

                                • Sabiam que jogo de console e PC são enquadrados em jogos de azar. Segundo, dominó xadrez poker e sinuca tb vai virar esporte ? Kkkk
                                  Esporte tem haver com desporto, atividade física. Só falta falarem que perde caloria e da pra emagrecer zerando F.E.A.R.
                                  TEM QUE TER INCENTIVO MAS EM UMA CATEGORIA QUE SE ENQUADRE EM OUTRA CATEGORIA.

                                    • O choro é livre, nerdolada que repetiu ano em educação física no ensino médio e hoje paga de atleta sendo sedentário na frente do PC.

                                      Se querem incentivos, definitivamente não será da pasta do esporte. Usem os neurônios tão bem "exercitados" pros joguinhos e pensem em soluções apresentando planos que tragam benefícios reais e comprovados ao país e à população, mas pra TODOS, e não só pro playba que gasta 10k à vista em PC gamer. Grande parte do país sequer tem internet e nem esses 10 mil sobrando.

                                        • Faz o L aí%u2026
                                          Quando o antigo governo baixou os impostos dos consoles e vários componentes que tem a ver com vídeo games, os gamers criticaram, falaram que isso não era importante, agora vai sentir na pele ter o seu trabalho desvalorizado pelo governo kkk
                                          Aí pra passar pano tem streamer que fala que não depende do governo kkk, de fato não, mas as pessoas que te assiste depende, todo mundo sonha em ter um ps5 por exemplo, depois de uma declaração dessa, qual a chance dos impostos serem reduzidos? Zero!

                                            • Quando não temos conhecimento da área realmente achamos que é apenas um vídeo game e que não é esporte, até entendo o governo que eles querem que as pessoas fassam algum exercício físico e com vídeo game não fazemos esforços físicos, porém eles não deveriam taxar ainda mais os produtos eles são o sonho de muitos que ainda não tiveram condições pra adquirir um, eu graças a Deus já tenho meu PC game e comprei no governo B e realmente ele teve uma gigantesca baixa no mercado

                                                • Governo da velha política de sempre, com o velho Lula de sempre e o velho e antiquado PT de sempre. Retrocedemos 20 anos com a volta do PT e graças ao panaca anterior que foi tão ruim que nem conseguiu se reeleger.

                                                    • ESTUDA E VAZA, EM BREVE O MUSK VAI CHAMAR AOS MONTES PRA MORAR NA LUA.

                                                        • famoso ódio do bem da esquerda..

                                                            • onde fica a esquerda quando o direita esta acima num angulo de 360 graus, e quando a esquerda esta acima e a direita embaixo onde fica o centro? se não responder é porque tens ódio de caluculos, e ai vc vai entender a diferença do que é ódio e o que é odiar, pode tanto fazer bem quanto o mal a sua saúde mental, mas não se preocupe tudo tem um fim quando a um começo.

                                                          • Faz o L

                                                              • "ain.. e-sport não é esporte"

                                                                https://www.youtube.com/watch?v=ieReuaGcYsU&ab_channel=FalaBrasil

                                                                isso daki é oq então???

                                                                só tem doentes de uns 40 anos nesse forum?? ainda não entenderam o conceito de e-sport

                                                                E-SPORT NÃO É JOGUINHO DE VÍDEO GAME..

                                                                  • A ministra está certa.

                                                                      • Faz o L porque ela está certa. Podem chorar.

                                                                          • Não tem que botar e-sports em pasta nenhuma do governo, são propriedades comerciais de empresas estrangeiras, não tem cabimento nenhum investir dinheiro público nisso.

                                                                            Em contra partida investir no mercado nacional de games sim faz sentido, pois ai sim movimenta o mercado interno criando empregos e tudo mais, de qualquer forma isso não da alçada desse ministério.

                                                                              • Não faz sentido pq os jogos seriam propriedade intelectual dessas empresas privadas mesmo assim, só que no caso nacional

                                                                                  • Mas isso o governo ja faz com outras empresas de outro genero a rodo, oque mais tem é isenção e aporte financeiro para empresas x y z e latifundiarios, e a mão "invisivel" do mercado simplesmente ama milhonário ganhando incentivo fiscal, agora vai falar em acabar com a fome do povo, investir em saude e educação que a bolsa cai na hora

                                                                                  • Faz o L

                                                                                      • O que esse ROLHA de poço sabe?? só fica sentado com esse CUZÃO gordo, todo assado na cadeira, olhando um tela. Esse cara é doente mesmo.

                                                                                        • Mas não é esporte mesmo

                                                                                            • Não Casimiro, não me faça concordar com você, vai me dar tela azul

                                                                                                • Foi um comentário sem noção mesmo, ela já pode montar um canal do YouTube com reacts.

                                                                                                    • Nunca vi um esporte em que a maioria que pratica é obesa, a refeição pré e pós-treino são 3 baurus gigantes e 2l de refrigerante. O cara senta a bunda gorda numa cadeira gamer, passa a o dia inteiro jogando e acha que tá praticando esporte. Sedentarismo é esporte?

                                                                                                      • Faz o quê ? Faz o quê? L . L . L - O amor venceu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

                                                                                                          • A fala "grotesca e arcaica" considero errada, mas ela esta certa em dizer que esporte não é esporte pois pra mim não exige condicionamento físico.

                                                                                                            • Faz o L lose.

                                                                                                                • Errada ela não tá.. existe um abismo na comparação..

                                                                                                                    • só fazer o L

                                                                                                                        • Vai chorar gordão?

                                                                                                                            • Façam L queridinhos.

                                                                                                                              Essa é só a ponta do iceberg com relação aos games.

                                                                                                                                • Típica velhice nos esportes. Como se ela fosse capaz de aceitar algo que não entende como válido, estranho esse pensamento estar dentro dos "inclusivos".

                                                                                                                                    • Errada não tá. Políticas públicas para quem necessita de políticas públicas, a mesma já falou que investiria o escasso orçamento do ministério em esporte amador e prática de esporte em escolas públicas.

                                                                                                                                        • Exatamente, a maioria que critica não tem o mínimo interesse em pesquisar as diferenças.. Esportes são atividades físicas jogadas com regras e regulamentos específicos, geralmente jogadas ao ar livre ou em instalações esportivas. Já os esports são jogos eletrônicos competitivos, geralmente jogados em computadores ou consoles. Ambos podem ser jogados profissionalmente e têm torneios e competições, mas os esportes são geralmente considerados como atividades físicas enquanto os esports são considerados como atividades virtuais.

                                                                                                                                            • Ser Lula não significa que você deve mamar todas as decisões de seus ministro%uD83D%uDC4D

                                                                                                                                                • No entanto, como já falei, considero essa política corretíssima. Não vejo motivo para investir naquilo que pode se manter sem dinheiro público, porque já é um case de entretenimento, assim como é o MMA ou esportistas de rendimento. Ambos podem se beneficiar de patrocinadores, diferentes de crianças que estudam em escola pública e sequer tem um bola pra chutar.

                                                                                                                                                    • Luladrão acabou de proibir aulas de programação e robótica no ensino fundamental e médio, dá um Google aí que vai aparecer a notícia no topo. O tudocelular não colocou essa notícia no site porque será?

                                                                                                                                                      Vão roubar até a merenda das crianças, como o PT sempre fez.

                                                                                                                                                      Agora é só fazer o L , aula de programação e robótica não pode no governo luladrão ele disse que os adolescentes vão ficar inteligentes e isso não pode kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

                                                                                                                                                        • O presidente justifica a decisão argumentando que a proposição contraria Lei 9.394, 1996, que prevê que a inclusão de novos componentes de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular deve ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo ministro da Educação.

                                                                                                                                                          • Meu Deus, me conte ai meu jovem, seu mito passou o governo dele tirando verbas das escolas públicas, até mesmo deixou a merenda escolar sem aumento real, ou seja, a merenda escolar ficando cada vez mais pouca. O Lula esta certo, as escolas foram sucateadas pelo mito, o que o governo dele precisa fazer e reestruturar de novo as escolas públicas, para depois pensar nisso, pois as escolas nem computadores tem, imaginem kit robótica, se toca.

                                                                                                                                                    • considerando que a mente coordena o físico e se usa a mente 90% do tempo quando se joga campeonatos online então é considerado um esporte por ter que envolver o físico, ademais, façam o L que o imposto abaixa.

                                                                                                                                                      • Faz o L gamer !

                                                                                                                                                          • Me fale, quanto custa montar um computador gamer bom hoje em dia para rodar os jogos atuais que cada vez são mais pesados? Me conte quanto custa um vídeo game de última geração, estão ficando tudo caro, mas dizem que o mito melhorou a economia, não foi?

                                                                                                                                                            • Ana está corretíssima.

                                                                                                                                                              O e-Sport deveria entrar no ministério de tecnologia.

                                                                                                                                                              • Esportistas dos E-Games = Ivete Sangalo = Salgadinho = Diga aonde você vaiQue eu vou varrendoVou varrendo, vou varrendoVou varrendo, vou varrendoVou varrendo, vou varrendoVou varrendo, vou varrendo = Faz o L

                                                                                                                                                                  • Quantos esportes nao eram esportes e depois viraram, devia ter aprendido um pouco com isso antes de definir uma coisa que eles não são especializados.. se nao sabe melhor nao falar sem fundamento

                                                                                                                                                                    • E tá errada?

                                                                                                                                                                      • que tiro no pé

                                                                                                                                                                          • Faz o L boiada desgraçada. Toma trouxas, este governo maldito ladrão e daí para pior.

                                                                                                                                                                              • Bolsonaro roubou os cofres públicos e comprou três mansões nos Estados Unidos. Sem falar nas mansões compradas no Brasil. O outro filho dele já se mandou para a Noruega.

                                                                                                                                                                                Bolsonaro fugiu para o país de primeiro mundo e deixou vocês fodidos e presos em um país que Bolsonaro deixou na desgraça.

                                                                                                                                                                                Agora faça arminha com o dedo e enfie no seu traseiro.

                                                                                                                                                                                Seja quem for o político, temos que cobrar e acompanhar 24 horas por dia.

                                                                                                                                                                                Político não é celebridade. Eles são nossos empregados.

                                                                                                                                                                                  • Deixou vcs não, ferrou vc, espero que vc esteja trabalhando porque o seu imposto paga o meu salário de funcionário público, o choro é livre kkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                    Luladrão seu lugar é na prisão - e acabou P. kkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                    Faz o L pra ganhar picanha kkkkkkkkkkkkkk só se for miojo sabor picanha.

                                                                                                                                                                                      • Se o Bolsonaro roubou, foi dinheiro de pinga, comparado com o assalto de Lula e o PT.
                                                                                                                                                                                        O Lulinha era catador de bosta no Zoológico de São Paulo e agora é um empresário multi milionário.
                                                                                                                                                                                        Vai te catar, defensora de ladrão de nove dedos

                                                                                                                                                                                          • O líder que vc chupa foi um deputado de quinta categoria, que só roubava salário de funcionário e tomava leite condensado. Criou filhos marginais e playboys com QIs de um jumento igual ao dele, nunca governou nem lojinha de 1,99 e você acha que só porque ainda não foi pra cadeia era o seu salvador. Se situa, chuparoladepolítico.

                                                                                                                                                                                      • É um tipo de esporte, mas não precisa de nenhum investimento. Esse segmento é muito estimulado pela iniciativa privada e totalmente autossuficiente.

                                                                                                                                                                                        • pelo amor de deus é a mesma coisa q falar q xadrez não é um esporte... Eu já joguei esportes no computador recebendo dinheiro e a pressão q eu tinha era enorme, já foi meu sonho mas hoje em dia meu sonho é jogar vôlei, tem q entender q estamos na era da tecnologia, o e-sport é um sport sim mas q n precisa usar tanto o corpo, mas tem q ter ter o raciocínio a mente a agilidade, igual um jogo de xadrez...

                                                                                                                                                                                            • Eu acho que sim está certo o que ela fala, mas é tipo assim, sim apesar de eu ter um PC gamer em casa e sim para conseguir fazer longos campeonatos e competições sim precisa de uma preparação, mas é um pouco diferente da de um atleta na minha opinião. É esse ponto que acredito que gera o conflito e que não é popular, e que tem gente que diz que é só tipo ficar parado e jogando, existe o não explorado e pouco conhecido pelos preços altos que é o VR. Os tais óculos VR de R$3.000,00 que há alguns recursos limitados na indústria atual. O VR ele não anda porque é muito caro e não tem muitos jogos desenvolvidos para eles na minha opinião, por isso pouca gente compra mas avançando mais nesse sentido eu acho que na minha opinião faria mais sentido chamar de e-aporta porque exige se movimentar mais não ficaria só parado e sim exigiria talvez um preparo físico maior para isso, mas mesmo assim ainda ficaria um pouco parado. Mas na minha opinião eu acho que o e-sports virou uma coisa estranha e fora do normal. E-sports significa Esportes Eletrônicos, seria um jogo de esporte eletrônico, o PES que virou e-football eu acho que sim ele se enquadra nesse conceito pois é realmente um esporte que foi transformado em um jogo digital, agora counter-strike e lol chamar de esporte mesmo que seja eletrônico, pegar uma arma e sair matando por aí e chamar de esporte, para mim e um pouco mais pesado, mas cada um tem a sua opinião.

                                                                                                                                                                                                • Você está no tempo da caverna... pegar a enxada e colocar a mão na massa, suar a camisa é trabalho...
                                                                                                                                                                                                  Ficar dentro escritório no ar condicionado, sentado o dia todo, programando, usando software com base não é trabalho...

                                                                                                                                                                                                  No Brasil é normal não valorizar o trabalho intelectual, esforço psicológico... pois isso é coisa de primeiro mundo!!!

                                                                                                                                                                                                    • Belo raciocínio.

                                                                                                                                                                                                      Android

                                                                                                                                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                      Android

                                                                                                                                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                      Windows

                                                                                                                                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                      Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista