Tech 02 Dez
O Bradesco concluiu a operação piloto de tokenização de um ativo financeiro. No caso, a transação realizada foi a emissão de uma Cédula de Crédito Bancário no valor de R$ 10 milhões e que contou com a participação da Bolsa OTC Brasil. Edson Moreto é Diretor Executivo do Banco e comentou a respeito da ação:
A operação piloto tem um caráter inovador para o Bradesco, ao transformar ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais. Continuamos trabalhando e testando os benefícios da tecnologia blockchain utilizando o seu ecossistema de inovação, o Inovabra, para que novas operações sejam disponibilizadas aos nossos clientes.
Essa foi a primeira transação de tokenização que o Banco Central regulou. Além disso, o Bradesco teve o papel de originador e distribuidor dos títulos. A operação foi efetivada dentro do sandbox regulatório do BC e o feito também foi destacado pelo CEO da Bolsa OTC Brasil, Paulo Oliveira:
A primeira tokenização de uma CCB dentro do ambiente regulado do Banco Central do Brasil ocorre em um momento decisivo para o desenvolvimento do mercado de ativos digitais no país e no mundo, destacando ainda mais a sofisticação e o poder inovador do sistema financeiro brasileiro. Além disso, a operação se utiliza da tecnologia blockchain, que permite a captação de funding por empresas a um custo menor, com uma segurança maior do que nos mercados tradicionais, aumentando ainda as possibilidades de liquidez de um mercado secundário de títulos privados no Brasil.
Em geral, o ambiente do sandbox é onde se permite que entidades autorizadas pelo Banco Central a testar projetos inovadores que tenham alguma relação com a área financeira. Do mesmo modo, o mesmo vale para soluções de pagamento e tudo é feito sob observação de um conjunto específico de disposições regulamentares que cuidam das atividades realizadas.
Mais sobre o Bradesco: o banco disponibilizou recentemente o serviço de depósito imediato na conta em caixas da rede Banco24Horas. Por fim, os cartões AMEX emitidos pela instituição receberam suporte recente ao Apple Pay.
Comentários