Economia e mercado 26 Nov
O estado de Wyoming (Estados Unidos) resolveu introduzir uma lei que visa limitar a compra e a venda de carros elétricos. A princípio, a medida vai à contramão do que vários outros estados americanos vêm adotando nos últimos tempos. Inclusive, a iniciativa é uma resposta ao que foi implementado na Califórnia e em Nova York.
A informação foi publicada pelo portal Cowboy State Daily sobre a lei imposta para responder à recente proibição da venda de carros novos com motores de combustão interna implementada nas duas localidades citadas. Quanto à ideia que vai contra os veículos elétricos, a razão se dá pelo estado ser o oitavo maior produtor de petróleo dos EUA.
No caso, a resolução aborda a questão da continuidade dos empregos nas indústrias de petróleo e gás do local. De acordo com a medida, isso pode afetar milhares de residentes no estado menos populoso dos Estados Unidos. Por fim, o texto da lei ainda acrescenta que:
Os minerais usados em baterias não são facilmente recicláveis ou descartáveis, o que significa que os aterros municipais serão obrigados a desenvolver práticas para descartar esses minerais de maneira segura e responsável.
Enquanto isso, a categoria de carros elétricos segue se destacando, com o Jeep Avenger sendo eleito o Carro do Ano de 2023 na Europa. Do mesmo modo, a última CES contou com o anúncio do primeiro carro elétrico da Sony Honda Mobility, que foi apresentado no dia 4 de janeiro.
Seja como for, a medida imposta por Wyoming se parece mais com um gesto simbólico do que algo realmente sério, apesar do forte apoio de membros da Câmara e do Senado do estado. Ainda assim, vale a pena acompanhar os próximos capítulos dessa história.
Comentários