LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mercado de celulares registra "pior desempenho da década" com queda de 11%; Samsung e Apple lideram

18 de janeiro de 2023 8

O mercado global de celulares encerrou o último ano com uma queda significativa nos envios em comparação a 2021. Dados de pesquisa da Canalys divulgados na terça-feira (17) apontam que o segmento encolheu 17% no 4º trimestre e 11% em todo o ano de 2022, fenômeno que os especialistas chamam de “pior desempenho do mercado em uma década”.

Em 2021, o volume foi de 1,35 bilhão de unidades vendidas. Esse número caiu para menos de 1,2 bilhão em 2022, mas apesar da redução, algumas fabricantes conseguiram ampliar sua receita. A Samsung foi a empresa que mais vendeu celulares em 2022, aumentando seu market share de 20% para 22%. A Apple é vice, crescendo de 17% para 19%.

(Imagens: Canalys)

A maioria das fabricantes não foi capaz de ampliar seus negócios em meio às dificuldades econômicas que assolaram o último ano. A Xiaomi, em 3º lugar, teve sua participação de mercado de 14% em 2021 diminuída para 13% em 2022. OPPO e vivo, duas das maiores fabricantes da China, caíram de 11% e 10%, respectivamente, para 9%.

“Os fornecedores de celulares tiveram dificuldades no ambiente macroeconômico ao longo de 2022”, disse Runar Bjørhovde, analista de pesquisa da Canalys, destacando que o último trimestre representou o pior índice em uma década. “O segmento está altamente cauteloso em aumentar o estoque, contribuindo para baixas remessas no 4º trimestre.”

(Imagem: Canalys)

Falando especificamente no 4º trimestre, a Apple liderou as vendas com 25% de market share graças ao lançamento do iPhone 14 e iPhone 14 Pro. Embora os modelos de entrada tenham apresentado baixa demanda, a empresa conquistou bons resultados com os celulares mais caros de seu portfólio. A Samsung ficou em 2º lugar com 20% de participação.

Especialistas do Canalys acreditam que as fabricantes “irão abordar este ano com cautela, priorizando a lucratividade e protegendo a participação de mercado”, prevendo que haverá um crescimento estável e discreto no mercado de celulares em 2023.

“Embora as pressões inflacionárias diminuam gradualmente, os efeitos dos aumentos de taxas de juros, as desacelerações econômicas e um mercado de trabalho cada vez mais difícil [são fatores que] limitarão o potencial do segmento”, disse o analista Le Xuan Chiew.

Veja mais!

(atualizado em 18 de junho de 2025, às 00:42)

8

Comentários

Mercado de celulares registra "pior desempenho da década" com queda de 11%; Samsung e Apple lideram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2