Economia e mercado 18 Jan
O grupo automotivo Stellantis, responsável por marcas como Peugeot, Jeep, Fiat, Chrysler, Citroën e outras, anunciou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para realizar a eletrificação de veículos a combustão.
De acordo com os envolvidos, o objetivo dessa iniciativa é cumprir as metas de mobilidade sustentável com emissão zero a partir de novas soluções que sejam seguras, duráveis e homologáveis para a conversão de veículos comerciais leves em elétricos.
A ideia é oferecer veículos elétricos acessíveis e destiná-los a profissionais que os utilizem em centros urbanos numa média de 100 quilômetros diários. Os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid estão sendo as “cobaias” de testes.
Na etapa atual de desenvolvimento, o powertrain a combustão está sendo retirado para dar lugar ao kit de conversão e as baterias, que ficam alojadas no próprio compartimento do motor para evitar uma mudança mais radical da estrutura do carro.
Todo o processo de mudança no powertrain é realizado por meio de uma parceria técnica entre o Senai e a Stellantis e promete estender a durabilidade dos veículos. Os testes do carros modificados serão em vias públicas para se analisar o resultado.
“Para o Senai, o projeto representa uma excelente oportunidade para desenvolver competências, de forma a contribuir, cada vez mais, para a evolução das tecnologias voltadas para o processo de descarbonização, para a sustentabilidade e economia circular”, comentou o gerente de Operações do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, Leonardo Oliveira.
E você, o que achou sobre essa iniciativa? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários