
Segurança 16 Jan
20 de janeiro de 2023 0
A AMD possui uma sólida presença no segmento de hardware para servidores e centros de dados, e segundo as previsões de analistas da KeyBanc, a participação de mercado da empresa pode aumentar significativamente este ano com o lançamento das novas linhas de processadores EPYC de 4ª geração, codinome “Genoa” e “Bergamo”.
De acordo com as expectativas dos analistas, o market share da AMD no mercado de processadores para servidores saltará de 22% para 30% até o fim de 2023, batendo um recorde histórico da fabricante no segmento. Apesar da concorrência mais acirrada, o EPYC é um verdadeiro sucesso que deve superar o pico de 26% da antiga linha Opteron.
O EPYC “Genoa” está disponível para as grandes empresas de servidores que buscam soluções de uso geral com até 96 núcleos, mas há outras variantes da 4ª geração que devem ser anunciadas ao longo do ano, como a “Bergamo”, otimizada para computação em nuvem com a nova arquitetura Zen 4c e modelos de até 128 núcleos.
A AMD também está preparando o lançamento da série “Genoa-X” com 3D V-Cache, focadas em bases de dados, que utilizará a promissora tecnologia de empilhamento de cache. Futuramente, a empresa apresentará a plataforma sucessora do SP5, que suportará os processadores “Siena” projetados com foco em alta eficiência de energia.
A Intel ainda é líder do segmento, e recentemente introduziu os processadores escaláveis Xeon de 4ª geração com até 60 núcleos, memória HBM2e e aceleradores dedicados. Há mais de 40 modelos que atenderão a diferentes demandas do segmento e disputarão de forma acirrada com as próximas famílias de chips da AMD.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários