
Tech 23 Jan
24 de janeiro de 2023 2
A Samsung está trabalhando com a Comissão de Comércio Internacional (ITC) dos Estados Unidos para barrar o uso de telas que violam suas patentes em assistências técnicas. A fabricante sul-coreana pediu uma investigação para analisar compras ilegais de painéis OLED que estariam utilizando, sem autorização, sua tecnologia AMOLED.
De acordo com a empresa, algumas fabricantes estão produzindo telas que infringem suas patentes para servirem como peças de reposição mais baratas para celulares e tablets. Esses componentes estariam circulando entre as companhias independentes de assistência técnica que não compram os painéis originais da Samsung.
A MobileSentrix, Injured Gadgets e DFW Cellphone & Parts são alguns dos nomes citados na denúncia da Samsung. Essas empresas fornecem serviços de manutenção de celulares e estão no radar das autoridades que investigarão a suposta importação de hardware que infringe a propriedade intelectual da gigante asiática.
Executar uma ação contra materiais que estejam violando suas patentes é direito garantido à Samsung, mas apesar disso, defensores do reparo acessível criticaram a fabricante por supostamente dificultar o acesso à manutenção de dispositivos.
Louis Rossmann, especialista em reparo e fundador do Rossmann Group, afirma que essa investigação poderia “disparar um tiro letal em toda a indústria de reparos”, caso a ITC decida a favor da Samsung. Isso porque a companhia seria capaz de impedir a entrada de grandes volumes de componentes não autorizados ao país.
A investigação foi anunciada pelas autoridades de mercado em 4 de janeiro sob as condições da seção 337 da Tariff Act de 1930, lei tarifária protecionista dos Estados Unidos. Com esses termos, a ITC poderá analisar se a importação de determinados produtos afetaria uma empresa — no caso, a Samsung — que opera no país, incluindo a violação de patentes.
A Samsung possui laços estreitos com o iFixit, empresa que também defende o acesso facilitado a peças de reparo, mas costuma oferecer peças originais da fabricante ou unidades que não infringem patentes. A loja disponibiliza componentes como telas, baterias e sensores de câmeras para celulares, tablets e notebooks da sul-coreana.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários