
Planos 11 Jan
24 de janeiro de 2023 0
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou na segunda-feira (23) novas consultas públicas que avaliam unificar as normas dos requisitos técnicos dos terminais de telefonia fixa no Brasil. O objetivo é centralizar todo o regulamento do meio de comunicação em um único ato sem alterar as especificações criadas previamente.
As consultas públicas ficarão disponíveis para contribuição no sistema Participa Anatel por 15 dias. Com a simplificação do regulamento e o novo padrão para publicação de especificações de conformidade, a agência espera pavimentar uma forma de homologação mais dinâmica para os futuros equipamentos e tecnologias do setor.
Conforme apontado pelo TeleSíntese, os aparelhos que passarão a se enquadrar em um único ato para o processo de certificação da Anatel incluem alarmes para linha telefônica, bloqueadores, identificadores, secretárias eletrônicas, equipamentos de fac-símile, Telefones de Uso Público (TUP, incluindo os famosos “orelhões”), entre outros.
Há, no total, três consultas públicas que tratam sobre a unificação regulatória de diferentes tipos de equipamentos de telecomunicação. Veja:
A Anatel também publicou na segunda-feira (23) um protocolo de atribuição mais racional e eficiente das faixas de radiofrequência no Brasil. O Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências do Brasil (PDFF) simplifica regras de implementação dos espectros e entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários