
Economia e mercado 13 Jan
24 de janeiro de 2023 0
A internet via satélite está se expandindo para cada vez mais locais no planeta graças a iniciativas como a da Starlink que adicionou mais 51 satélites a sua constelação no início de 2023. Agora a TIM também quer tirar proveito desta tecnologia para levar cobertura 4G a regiões isoladas do Brasil.
A novidade será possível graças a um acordo entre a TIM e a AST Space Mobile, que fornecerá a infraestrutura via satélites de baixa órbita para levar a conexão 4G a celulares sem a necessidade de antenas adicionais.
Em comunicado ao Tecnoblog, a TIM explica:
A solução da AST SpaceMobile está sendo projetada para habilitar dispositivos móveis on-line onde a cobertura com torres de celular não existe e sem a necessidade de qualquer alteração no dispositivo celular do usuário, incluindo software, hardware ou complementos caros, incluindo antenas parabólicas.
A expectativa é que os primeiros testes com serviços de voz e dados 4G via satélite sejam efetuados no primeiro semestre de 2023 nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os resultados permitirão que a TIM e a AST Space Mobile avaliem a viabilidade do negócio.
O próximo passo é obter aprovação regulatória da Anatel, pois é preciso homologar o serviço antes de ser lançado comercialmente. A TIM ainda não detalhou qual será a velocidade máxima da conexão 4G via satélite, mas vale lembrar que antenas da operadora já utilizam esta modalidade para levar conexões a locais de difícil acesso.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários