LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos vs Snapdragon: veja a evolução de desempenho dos chips em celulares tops de linha da Samsung

24 de janeiro de 2023 17

A Samsung possui sua própria linha de processadores para celulares e tablets para servir como alternativa aos chips da Qualcomm, levando à forte concorrência — e inevitáveis comparações — entre Exynos e Snapdragon. O Galaxy S23, por outro lado, pode ser o primeiro celular da linha “S” a ser lançado somente com o hardware da empresa rival.

A seguir, você poderá analisar um comparativo de desempenho elaborado pelo XDA Developers que reúne dados de testes de benchmark feitos com modelos desde o Galaxy S5 até o Galaxy S22, permitindo observar os maiores saltos de desempenho e em quais aspectos, ao longo dos anos, o Exynos e Snapdragon se superaram entre si.

(Imagem: TudoCelular.com)

Todas as pontuações médias foram elaboradas considerando os resultados de 250 testes executados no Geekbench, considerando apenas as versões principais das gerações (sem versões Plus, Ultra, Lite ou FE) — exceto pelo Galaxy S5 LTE-A, que trocou o Snapdragon 801 do modelo básico pelo Snapdragon 805.

Falando no hardware da Samsung, os gráficos apontam que o Exynos 2200 do Galaxy S22 é quase dez vezes mais poderoso em multi-core que o Exynos 5422 do Galaxy S5. Por mais que a evolução seja óbvia, os dados mostram que os saltos de desempenho ficaram menores ao longo das últimas gerações — e o mesmo vale para o Snapdragon.

Um dos maiores saltos da linha é visto entre o Exynos 8895 do Galaxy S8 para o Exynos 9810 do Galaxy S9. A Samsung substituiu os núcleos ARM Cortex-A53 para o Cortex-A55, além de aumentar a capacidade de cache de 2 MB para 4 MB. Curiosamente, ambos possuem a mesma litografia de 10 nanômetros com arquitetura FinFET.

(Imagem: XDA Developers)

Quanto aos chips da Qualcomm, os saltos de desempenho são mais consistentes e menos gritantes. Curiosamente, o Snapdragon 888 apresentou pontuação média em multi-core inferior ao seu sucessor, o Snapdragon 8 Gen 1, que adquiriu fama de “esquentadinho”. O Snapdragon 855 também superou a pontuação média de seu sucessor, o 865.

Embora tenha enfrentado várias críticas pelos problemas de superaquecimento de suas plataformas, a sul-coreana deixou claro que seguirá desenvolvendo a linha Exynos, mas deve utilizar hardware da rival para os próximos celulares tops de linha.

(Imagem: XDA Developers)

No geral, ambas as plataformas tiveram desempenho comparável ao longo dos anos. A Samsung costuma apresentar melhor performance em multi-core, enquanto a Qualcomm se destaca em tarefas de único núcleo, embora tenha ficado em desvantagem nas duas últimas gerações — isto é, segundo o Geekbench.

(Imagem: XDA Developers)

A plataforma de benchmarks não é capaz de identificar o consumo de energia dos chips, algo que impacta diretamente na experiência do usuário, uma vez que potência maior pode significar menor autonomia de bateria.

O Galaxy S23 será lançado no dia 1º de fevereiro como o próximo celular top de linha da Samsung. O modelo utilizará Snapdragon 8 Gen 2, que promete um grande salto de desempenho e eficiência em relação ao antecessor.

72.5 x 142 x 8.1 mm
5.1 polegadas - 1920x1080 px
70.6 x 146 x 7.6 mm
6.1 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação
Veja mais!

(atualizado em 02 de fevereiro de 2023, às 12:40)

17

Comentários

Exynos vs Snapdragon: veja a evolução de desempenho dos chips em celulares tops de linha da Samsung
  • Comparar os exynos com snap. Mesmo que comparar um Fusca com uma Ferrari.

      • S21 fe exynos, trava que é uma beleza

        • Na prática sabemos que o Exynos chora de todas as formas.

            • Pior experiência que tive com um smartphone depois de 2015 foi com um Exynos... Não suportei o Galaxy S21 FE nem por uma semana. Horrível!

                • O processador Exynos deveria deixar de existir, pois uso é muito inconsistente, em multitarefas é uma lástima. Único melhor que foi lançado 2100, mesmo assim não vale. Fim das contas a gente paga o valor como se fosse com um Snapdragon que sempre foi mais estável!

                    • Como eu sempre digo pros "enzos" nem sempre os exynos foram ruins muito pelo contrário. Exynos 990 com números melhores que o snap 865%uD83D%uDE33 kkkkk

                        • Seu disgraçado nao repita meu nome

                            • Número melhores pq a partir do 855 foi a Samsung que começou a fazer os processador snapdragon e com o controle de qualidade merda que a Samsung tem o exynos finalmente se comparou com o snapdragon e quando a Qualcomm voltou pra TSMC no 8+ gen 1 so de ter trocado de fabricante melhorou o desempenho onde se tu entrar no Aliexpress tem muita marca anunciando na página do anúncio que foi feito pela TSMC, Samsung só é boa no QD OLED de resto só é bom quando tem snapdragon.

                                • Ia falar exatamente isso. E depois do 8 gen 1 ser feito pela Samsung apresentar problemas a Qualcom vai voltar a fazer os snapdragons 8 Gen 2 com a TSMC.
                                  A Samsung hj só disputa com Mediatek, Snapdragon e Apple estão um nível acima.
                                  Vamos ver o que a Huawei e a Oppo vão fazer no futuro com.seus próprios.

                                    • Inclusive a própria Nvidia passou por esse problema na linha RTX 30 e deve um salto enorme de performance pra RTX 40 só por ter adotado a arquitetura da TSMC.

                                        • A LG vacilou demais, se adotasse os Snapdragons como processadores, com as suas telas de qualidade , ia fazer muito sucesso.
                                          Trabalhar em um android limpo, e oferecer um suporte decente.

                                        • Realmente, "números" porque na prática e dependendo da região que a pessoa mora fica mais quente que um Snapdragon. Único que foi o melhor dos Exynos foi o 2100, mesmo em desempenho de tarefas de alta performance, perde eficiência e fim das contas os valores que chega no país, é como se fosse um com Snap...

                                            • Não. Note 4, s6, s7 e s8 o exynos é melhor e inclusive em consumo. Aqui mesmo no site tem notícias sobre. Inclusive o pessoal aqui nessa época preferiu exynos no Brasil.

                                                • Esqueceu da linha 7 e as explosões, junto com a bomba armada chamada Exynos?! Época de bastante tempo atrás... Só fazer uma comparação dos dias atuais por exemplo, veja o quanto o S20 FE com Exynos vendeu e o quanto do com Snapdragon vendeu/vende até hoje!

                                                  Em outras palavras, grande maioria não quer Exynos. Se o preço final do aparelho fosse mais barato devido aos usuários serem "cobaias" é uma coisa, mas agora vem com preço como se fosse Snapdragon, aí não rola!

                                                  • Verdade, bem lembrado . Eu tinha um s7 exynos

                                                Android

                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                Economia e mercado

                                                Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

                                                Asus

                                                ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços