LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lula defende moeda comum para o Mercosul em encontro com presidente da Argentina

24 de janeiro de 2023 62

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na última segunda-feira, 23, de um encontro com o presidente da Argentina Alberto Fernández para discutir interesses dos dois país sul-americanos. Esta é a primeira vez que o petista deixa o Brasil para se encontrar com uma autoridade internacional após ter assumido o cargo em 1º de janeiro.

O encontro entre os dois Chefes de Estado foi marcado por discussões relacionadas à cooperação entre Brasil e Argentina para o desenvolvimento da região através de atos bilaterais. Na ocasião, Lula defendeu a criação de uma moeda comum para operações de comércio exterior com países pertencentes ao Mercosul a fim de reduzir a dependência do dólar americano.

Segundo o presidente, o ministro da Fazenda Fernando Haddad está trabalhando em uma maneira de atender a esse pedido por meio de uma proposta com os demais integrantes do bloco econômico. Haddad comentou sobre a fala do chefe do executivo afirmando que "não se trata da moeda única de Paulo Guedes [ministro da Economia na gestão Bolsonaro]", destacando que a criação não substituiria o real brasileiro e nem o peso argentino.

"O que estamos tentamos trabalhar agora é que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possa nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feita em uma moeda comum, a ser construída com muitos debates e muitas reuniões”, disse Lula.

À esquerda o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e à direita o presidente do Brasil Luiz Inácio. (Foto: Reprodução).

Em seu mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a defender a criação de uma moeda única nomeada peso-real, porém o projeto não foi para frente e nem quer chegou a caminhar sob a gerência de Guedes.

"O Paulo Guedes [ex-ministro da Economia] nada mais fez do que dar o primeiro passo para um sonho de uma moeda única na região do Mercosul, o peso-real", disse Bolsonaro em uma coletiva à imprensa. A ideia de Lula é de criar uma moeda comum ao invés de uma moeda única.


62

Comentários

Lula defende moeda comum para o Mercosul em encontro com presidente da Argentina
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços