
Tech 27 Jan
01 de fevereiro de 2023 133
Em evento realizado na tarde desta quarta-feira (1), a Samsung apresentou ao mundo os novos Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra. Os aparelhos chegam ao mercado brasileiro como uma sóbria evolução em relação aos modelos do ano passado.
Além disso, eles também trazem novidades importantes, como uma versão exclusiva do processador Snapdragon 8 Gen 2 e a câmera de 200 MP no modelo S23 Ultra.
Outro destaque importante é o aumento na capacidade de bateria de alguns modelos, além dos ajustes no campo do design para entregar smartphones mais ecológicos.
Quer saber mais? Então role a página para baixo e acompanhe todos os detalhes do trio de flagships da Samsung.
Os novos Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra foram anunciados com uma inédita unidade visual. Isso porque a Samsung não mudou muita coisa em relação aos aparelhos da linha Galaxy S22, mas todos agora seguem o padrão usado no Galaxy S22 Ultra.
Ou seja, nada de módulo de câmeras, mas sim sensores soltos na traseira, algo que dá um aspecto de elegância e ao mesmo tempo cria uma coesão entre todos os modelos.
Além disso, a Samsung destaca alguns refinamentos importantes pensados com foco na sustentabilidade, como a presença de 12 componentes reciclados no Galaxy S23 Ultra.
Ou seja, 6 componentes a mais que no seu antecessor. O vidro Gorilla Glass Victus 2 está presente nos três modelos e ele também é 22% reciclado, enquanto que o alumínio, o plástico e até a embalagem do trio também são reciclados.
Segundo a Samsung, a linha S23 traz a maior quantidade de material reutilizado na história dos dispositivos Galaxy.
Outro destaque importante é que os três smartphones trazem carregador de 25 watts na caixa. Já as cores disponíveis para os smartphones são preto, creme, verde e violeta.
Começando pelo display, os três smartphones trazem painel Dynamic AMOLED, mas o Galaxy S23 tem 6,1 polegadas e o S23 Plus adota 6,6 polegadas. Ambos contam com resolução Full HD Plus e taxa de atualização de 120 Hz.
Por outro lado, o Galaxy S23 Ultra usa o mesmo painel com a mesma taxa, mas seu tamanho passa para 6,8 polegadas e a resolução salta para Quad HD Plus. Uma mudança sutil neste aparelho é que a curvatura do display agora está um pouco mais plana do que no S22 Ultra.
A Samsung ainda diz que a tela dos três agora tem um nível a mais de ajuste de brilho para locais muito iluminados, chegando ao brilho máximo de 1.200 nits com pico de até 1.750 nits.
O trio usa o inédito processador "Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy". A Samsung inseriu nos aparelhos uma variante overclock de 3,33 GHz do chip da Qualcomm.
Isso resulta em 30% mais desempenho em CPU, 40% a mais em GPU e 40% também em NPU. Isso quando comparamos com o Snapdragon 8 Gen 1 da linha S22 do ano passado.
Na prática, o conjunto pode garantir Ray Tracing em tempo real durante a jogatina e desempenho acima dos seus concorrentes que usam o mesmo processador. Os aparelhos saem da caixa com 8 GB ou 12 GB de RAM e variantes que podem alcançar até 1 TB de armazenamento interno.
Já no campo da autonomia, a Samsung fez ajustes a ampliou a bateria de dois dos três aparelhos. O Galaxy S23 agora tem 3.900 mAh, enquanto que o S23 Plus sobe para 4.700 mAh. No entanto, o Ultra continua na casa dos 5.000 mAh.
O carregamento rápido do S23 padrão é de 25W e os demais podem chegar a 45W, mas o consumidor precisará comprar esse adaptador de 45W separadamente no site da Samsung.
Por fim, é preciso dizer que os aparelhos ainda têm NFC para pagamentos por aproximação, conexão 5G, IP68 e Wi-Fi 6 nos S23 e S23 Plus. Isso porque o S23 Ultra utiliza o novo padrão Wi-Fi 6E.
Os novos integrantes da linha Galaxy S23 foram anunciados com Android 13 rodando por baixo da One UI 5.1. A nova versão da interface proprietária da Samsung foi anunciada com alguns ajustes importantes, como o acesso rápido ao Expert RAW, álbum de família comum, melhorias para processamento de fotos e até mesmo a exibição de informações convenientes em imagens ou vídeos da galeria.
Além disso, a pesquisa na galeria está muito mais poderosa, o usuário pode escolher um local para salvar capturas de tela, há um novo widget de bateria, multitarefa aprimorada no modo DeX e também chamadas de texto da Bixby.
O recurso está disponível em coreano ou inglês dos Estados Unidos e funciona de forma simples: a Bixby responde para a pessoa do outro lado da linha uma mensagem digitada pelo usuário.
Já o Samsung Notes agora conta com coedição e permite que várias pessoas possam trabalhar juntas no mesmo documento.
Por fim, e não menos importante, os três smartphones devem receber quatro atualizações do sistema operacional. Ou seja, eles vão até o Android 17. Já os updates de segurança estão garantidos por cinco anos e isso indica que a linha Galaxy S23 será atualizada até 2028.
Os Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra trazem uma série de melhorias para o conjunto de câmeras. A começar pelo sensor frontal, a Samsung agora disponibiliza um sensor de 12 megapixels nos três smartphones.
Além disso, o modo super HDR está disponível para todos os modelos. Por outro lado, quando o assunto são os sensores traseiros, os Galaxy S23 e S23 Plus compartilham o sensor principal de 50 megapixels.
Já os demais também são de 12 megapixels para fotos grande-angular e telefoto com mais 10 megapixels. Uma novidade importante para esses aparelhos é que agora o modo ExpertRAW sobe para imagens de 50 megapixels.
A inteligência artificial também deve ajudar no modo retrato para reconhecer tudo o que entra em foco, incluindo óculos, cabelos e animais, por exemplo. Os aparelhos ainda trazem estabilização de vídeo melhorada e tecnologia de redução de ruídos para vídeos.
O modo Astrophoto recebeu melhorias com múltiplas exposições para combinar quadros e entregar ótimos resultados, sendo que outro destaque é o modo noturno aprimorado para entregar fotos ainda mais nítidas.
Porém, o verdadeiro astro da linha deste ano é o Galaxy S23 Ultra. Isso porque o aparelho tem como câmera principal o sensor de 200 megapixels.
Em linhas gerais, ele entrega fotos de 12 megapixels por padrão, mas ao selecionar o modo avançado de 200 megapixels o usuário deve se deparar com a combinação de 16 pixels em um maior.
Com isso, é possível conquistar fotos mais claras em locais escuros, sendo que o celular também tem VDIS adaptável e OIS com ângulo de até três graus, ou seja, o dobro do encontrado no S22 Ultra.
Esse modelo também permite gravar vídeos na resolução 8K a 30 fps e traz uma série de outros recursos integrados ao software.
Lançados oficialmente no Brasil, os novos Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra já podem ser comprados no site oficial da Samsung. Os aparelhos deste ano devem manter os mesmos preços da geração passada, sendo que a Samsung está oferecendo um carregador sem fio de brinde para quem fez o pré-registro.
Além disso, quem comprar até 5 de março as versões de base vai receber o dobro do armazenamento. Ou seja, você paga 128 GB e recebe 256 GB. Outros brindes ainda incluem um Galaxy Buds 2 entregue em conjunto com o S23 e o Buds 2 Pro vai com os S23 Plus e S23 Ultra.
Outro detalhe importante é que a Samsung deve disponibilizar cores extras na sua loja oficial. Os três devem ganhar opções em grafite e lima, enquanto que o S23 Ultra será vendido em vermelho e azul.
Confira os preços oficiais:
O que achou dos novos integrantes da linha Galaxy S23? Conte para nós a sua opinião aqui no campo dos comentários.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários