LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: estudo feito por pesquisadores brasileiros confirma importância das doses de reforço

31 de janeiro de 2023 2

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) publicaram na conceituada revista científica Journal of Medical Virology dados de um estudo conduzido na cidade de Barreiras, no interior da Bahia, confirmando a importância da imunização contra a covid-19 também com as doses de reforço no Brasil.

Segundo o relatório divulgado pelos cientistas, o ensaio contou com a participação de 286 voluntários durante um surto da doença reforçando a importância da administração das doses adicionais. O levantamento aponta que as pessoas que completaram o ciclo vacinal com a 3º dose possuíam um número maior de anticorpos capazes de neutralização o Sars-CoV-2.

Em torno de 80% dos participantes não foram vacinados com a 3ª dose, enquanto apenas 16 pessoas seguiram fielmente o esquema vacinal determinado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Nesse cenário, os estudiosos identificaram maior nível de proteção contra a variante ômicron em quem recebeu as três doses.

Esse público possui anticorpos capazes de neutralizar tanto o vírus original de Wuhan, na China, quanto a cepa ômicron registrada pela primeira vez no Brasil em dezembro de 2021 no Rio Grande do Sul (RS). Em síntese, indivíduos que receberam três doses exibem maior proteção contra a infecção pela covid-19 e variante da linhagem B.1.1.529.

"Como esperado, vimos que a vacina não impede necessariamente a infecção. O que trazemos de novo é que os vacinados com três doses possuem anticorpos que neutralizam mesmo a ômicron, que surgiu quando as vacinas usadas atualmente já existiam”, explica Luís Carlos de Souza Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Representação de vacina contra a covid-19. (Imagem: Reprodução).

Em paralelo a isso, o estudo também considera dados sobre a 4ª dose revelando que a aplicação desse imunizante é tão importante quanto dos demais servindo para manter um nível satisfatório de anticorpos no organismo.

“Aparentemente, a quarta dose é tão importante quanto a terceira. Enquanto novas vacinas feitas especialmente para as novas variantes não estão disponíveis, é fundamental manter altos os níveis de anticorpos neutralizantes na população, o que só se consegue com as doses adicionais”, comenta Robert Andreata-Santos, um dos autores.


2

Comentários

Covid-19: estudo feito por pesquisadores brasileiros confirma importância das doses de reforço
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista